dc.creator | Bevilacqua, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2022-03-24T11:25:38Z | |
dc.date.available | 2022-03-24T11:25:38Z | |
dc.date.issued | 2009-07-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23869 | |
dc.description.abstract | Massively multiplayer online (MMO) games are multiplayer games featuring a huge amount of player living in a persistent virtual world. In MMO games the player's experience is mainly in uenced by the size and details of the virtual world.Technically the bigger the world is, the bigger is the time the player takes to explore all the places. This work proposes a tool able to generate coastlines for pseudoin
finite virtual worlds with diferent types of terrain. Using a combination of algorithms and content management methods, such as Perlin noise, the tool is able to
create beaches, islands, bays and costlines that imitate the real world landscapes. One of the contributions of the tool is the ability to generate pieces of land focusing
on the coastline generation. The development of the present work aimed to handle separately the generation of content for all elements in the world (continents, terrains,
etc.). The main point in the work is the coastline generation, not the content inside the continents. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | MMO (Massively Multiplayer Online) | eng |
dc.subject | Mundos virtuais | por |
dc.subject | Geração de terreno | por |
dc.subject | Jogos 3D | por |
dc.subject | Ruído | por |
dc.subject | Geração procedimental | por |
dc.subject | Multifractal | por |
dc.title | Ferramenta para geração em tempo real de bordas de mapas virtuais pseudo-infinitos para jogos 3D | por |
dc.title.alternative | Tool for real-time generation of coastlines for pseudo-infinite virtual worlds for 3D games | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O mercado de jogos para computador vem evoluindo consideravelmente ao longo
dos anos. Dentro da categoria de jogos multiplayer, exitem os jogos massively mul-
tiplayer online (MMO), que s~ao jogos online no qual uma grande quantidade de
jogadores interage uns com os outros dentro de um mundo virtual persistente. Em
jogos MMO a existência de um mundo virtual persistente é um tópico importante
para manter o jogo atrativo e divertido ao jogador. Quanto maior o mundo a ser
explorado, tecnicamente mais tempo o usuário passará jogando para conseguir explorar
o maior número possível de lugares. A solução proposta neste trabalho é
uma ferramenta capaz de gerar bordas para mundos virtuais pseudo-infinitos com
continentes, ilhas, praias, falésias e baías ao longo de sua extensão. Utilizando uma
combinação de algoritmos e métodos de gerenciamento de conteúdo, como funções
de ruído de Perlin, a ferramenta é capaz de criar praias, ilhas/arquipélagos, baías e
costas que imitam as paisagens encontradas na natureza. Além disso, a possibilidade
de parametrizar cada um desses elementos dá ao desenvolvedor um controle maior
sobre o resultado que será obtido. Dentre as inovações apresentadas, estão a criação
de um terreno virtual de vastas proporções com enfoque mais detalhado no que diz
respeito à geração da costa. Fruto de um aprofundamento nas pesquisas já realizadas
na área, o desenvolvimento da ferramenta foi focado em tratar de forma diferenciada
a criação de conteúdo para os diversos elementos existentes (como continentes,
relevo e costas). A ferramenta é capaz de gerar continentes contendo falésias, praias
e rochedos em suas extremidades. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4519764091092504 | por |
dc.contributor.referee1 | d'Ornellas, Marcos Cordeiro | |
dc.contributor.referee2 | Clua, Esteban Walter Gonzalez | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7744662926303212 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |