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dc.contributor.advisorArpini, Dorian Mônica
dc.creatorValcanover, Barbara Moro
dc.date.accessioned2022-03-24T12:11:45Z
dc.date.available2022-03-24T12:11:45Z
dc.date.issued2021-02-12
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23878
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2020.por
dc.description.abstractIt is understood that adolescence constitutes a first moment of changings, that was perceived for the family. In that way, the family, for possessing centrality in the development, occupies a determinant role in care and protection, especially, when it’s about teenagers that have involvement with infractional acts. In that sense, the principal objective of this work is to understand how families realize the teeenagenrs compliance of socioeducational measure.Soon, has developed one qualitative research, using the semi structured interview like the collect instrument, that was realized with the responsible person of these teenagers. The place where the study was realized was the Teenagers and Child Rights Defense center, one NGO that works with teenagers social insertion on assisted liberty measures and community service.The results were analysed for content analysis. In front of this problem, believed the present research contributed with the discussion and reflection about the act infrational act commitment theme.The first article works on possible reasons for the involvement with infactional act on adolescence. The Family importance on the compliance of socio-educacional measure by the teenager was evident in the second article, which discourse about the crossing of law and public politics in family and teenager life.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectAto infracionalpor
dc.subjectRelações familiarespor
dc.titleA família e o ato infracional: significados atribuídos por familiares ao cumprimento de medida socioeducativa de adolescentespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoEntende-se que a adolescência constitui-se em um momento de mudanças, as quais são percebidas pelas famílias. Nesse sentido, a família, por possuir centralidade no desenvolvimento, ocupa um papel determinante na proteção e no cuidado, em especial, quando se trata de adolescentes que possuem envolvimento com o ato infracional. Nesse sentido, o trabalho possui como objetivo principal compreender como a família percebe o cumprimento de medida socioeducativa do adolescente. Logo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta dos dados a entrevista semiestruturada, a qual foi realizada com a pessoa responsável pelo adolescente. O local onde o estudo foi realizado foi o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma ONG que trabalha com a inserção social de adolescentes em medidas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. Os resultados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Diante dessa problemática, acredita-se que a presente pesquisa contribui com a discussão e reflexão sobre o tema do cometimento de ato infracional. O primeiro artigo aborda possíveis razões para o envolvimento com o ato infracional na adolescência. A importância da família no cumprimento da medida socioeducativa pelo adolescente fica evidenciada no segundo artigo, o qual discorre sobre o atravessamento da lei e das políticas públicas na vida do adolescente e de sua família.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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