dc.creator | Pinto, Jaqueline Miranda | |
dc.date.accessioned | 2022-03-24T19:34:56Z | |
dc.date.available | 2022-03-24T19:34:56Z | |
dc.date.issued | 2021-11-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23904 | |
dc.description.abstract | The present work aims to analyzethe outcomes of a long-term project, called BioRevitArt,
which integrates Science and Art, using mural painting. Second and third grade high school
students from a state public school in São Gabriel/RS, guided by the Biology teacher, acted as
protagonists in their learning. The basis of this work was researching and report writing.
These activities provided information that supported the selection of elements that were
represented on a mural on the classroom wall. The analysis of murals production process
highlights: i) the description of the methodology employed in the mural production process as
well as its application as a pedagogical tool; ii) the perception of the school teachers regarding
the use of the murals as didactic resources, iii) the skills developed by students during the
project executionand iv) the creation of an activity book, as a consequence of the existence of
murals in the classroom. Factors such as student protagonism when it comes to the acquisition
of skills and artistic productions strengthen the feeling of belonging to the school community.
Such outcome is a highly desirable element for school-community integration, which is not
easily manifested in traditional teaching situations. The investigation aimed on evaluating the
effects of BioRevitArt on students and teachers. The students perception on the skillset and
learning developed during the application of this project was assessed trough content analysis
and discursive textual analysis. Using the collective subject discourse analysis, we evaluated
the different perceptions and suggestions of the teachers, who did not participate in the
execution of this project, but used or intended to use the murals as a pedagogical tool. The
students' commitment to the BioRevitArt proposal and the intention expressed by the teachers
to incorporate the murals produced as tools in their teaching strategies, suggests that the
integration between science and art is useful to encourage interdisciplinarity and integral
education proposals. It also became clear to us that the existence of murals inspired teachers
to think about new didactic applications contributing for the renewal of pedagogical practices,
stimulating innovative proposals in classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Protagonismo | por |
dc.subject | Pertencimento | por |
dc.subject | Pintura mural como estratégia de ensino | por |
dc.subject | Educação integral | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Protagonism | eng |
dc.subject | Belonging | eng |
dc.subject | Mural painting as a teaching strategy | eng |
dc.subject | Integral education | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.title | Ciência e arte: análise da produção de murais como proposta para educação integral no ensino médio | por |
dc.title.alternative | Science and art: analysis of murals production as proposal to integral education in high school…. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objeto de análise um projeto com vários anos de aplicação,
denominado BioRevitArt, que integra Ciência e Arte, utilizando pintura mural. Os alunos do
segundo e terceiro anos do ensino médio de uma escola pública estadual de São Gabriel/RS,
orientados pela professora de Biologia, atuam como protagonistas de sua aprendizagem. A
proposta da pintura mural é alicerçada em atividades de pesquisa sobre o tema que será
desenvolvido e redação de um relatório. São essas atividades que permitem a seleção de
informações que levarão a escolha dos elementos que serão representados em um mural na
parede da sala de aula. A análise do processo de produção dos murais destaca: i) a descrição
da metodologia utilizada na produção dos murais e sua aplicação com ferramenta pedagógica;
ii) a percepção do uso dos murais como recurso didático pelos docentes da escola, iii) o
desenvolvimento das habilidades dos alunos no decorrer do trabalho e iv) a criação de um
caderno de atividades, como consequência da existência dos murais nas salas de aula. Fatores
como protagonismo dos alunos na aquisição de habilidades e nas produções artísticas
fortalecem o sentimento de pertencimento à comunidade escolar, elemento extremamente
desejável para a integração escola-comunidade, mas que não se desenvolve facilmente em
situações tradicionais de ensino. A investigação foi desenvolvida sobre os efeitos do
BioRevitArt entre alunos e professores. Por meio da análise de conteúdo e análise textual
discursiva foram investigadas as percepções dos estudantes sobre habilidades e aprendizagens
no decorrer da participação no projeto. Utilizando a análise do discurso do sujeito coletivo,
foram investigadas e analisadas as diversas percepções e sugestões dos professores da escola
que não atuam na execução do projeto, mas que utilizam ou pretendem utilizar os murais
como ferramenta pedagógica. O comprometimento dos estudantes com a proposta do
BioRevitArt e as intenções manifestadas pelos docentes em utilizar os murais produzidos
como uma estratégia de ensino evidenciam que a integração entre a ciência e arte é
promissora para estimular a interdisciplinaridade e propostas de educação integral. Fica claro
também que a existência dos murais inspira os professores a pensarem em novas aplicações
didáticas, que colaboram para a renovação de práticas pedagógicas, estimulando propostas
inovadoras na sala de aula. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sepel, Lenira Maria Nunes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9187175270021411 | por |
dc.contributor.referee1 | Del Valle, Analía Garnero | |
dc.contributor.referee2 | Pessano, Edward Frederico Castro | |
dc.contributor.referee3 | Antunes, Félix Alexandre Soares | |
dc.contributor.referee4 | Schetinger, Maria Rosa Chitolina | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2709982495837751 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |