Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZappe, Jana Gonçalves
dc.creatorLemos, Diego Alves
dc.date.accessioned2022-03-25T12:59:18Z
dc.date.available2022-03-25T12:59:18Z
dc.date.issued2021-08-17
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23909
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis work takes as support the physical structure of a ladder to deal with the experience within the Psychology graduation’s process with clinical internship with emphasis on psychoanalysis. A theoretical essay and experience report were developed that, initially, discusses the theme “psychoanalysis and university” entering into topics related to the structure and curriculum of the course in question. With the support of texts such as The Unheimlich by Sigmund Freud and The Logical Time by Jacques Lacan, it’s possible to advances in the steps of both constructions, both in the text and the ladder. The recapitulations of episodes that took place during the author's graduation course, in addition to revealing an estrangement regarding the structure of the course and the building, also brings out the polysemy of the significant “floor”. The encounter of these elements makes it possible to look at an internship path that was constituted from singular movements that go beyond the curricular forecast and the chronological passage between the graduation’s semesters.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectExperiênciapor
dc.titleQue andar é esse? Reflexões acerca de um descerpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoEsse trabalho toma como suporte a estrutura física de uma escada para tratar da experiência dentro do processo de graduação em um curso de Psicologia com estágio em clínica com ênfase em psicanálise. Desenvolveu-se um ensaio teórico e relato de experiência que, inicialmente, se coloca a discutir a temática “psicanálise e universidade”, adentrando em tópicos referentes à estrutura e ao currículo do curso em questão. Com o suporte de textos como “O infamiliar”, de Sigmund Freud e “O tempo lógico”, de Jacques Lacan, foi possível avançar nos passos de ambas as construções, tanto no texto quanto na escada. As recapitulações de episódios ocorridos durante a graduação do autor deste trabalho, além de revelar um estranhamento frente a estrutura do curso e do prédio, também traz à tona a polissemia do significante “andar”. O encontro desses elementos tornou possível olhar para um percurso de formação que se constituiu a partir de movimentações singulares que ultrapassam a previsão curricular e a passagem cronológica dentre os semestres de graduação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto