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dc.contributor.advisorSiqueira, Aline Cardoso
dc.creatorRibeiro, Ana Flávia
dc.date.accessioned2022-03-25T13:00:08Z
dc.date.available2022-03-25T13:00:08Z
dc.date.issued2021-08-27
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23913
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2021.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSaúde Mentalpor
dc.subjectIndígenaspor
dc.subjectProfessorespor
dc.titleSaúde mental de professores indígenas em tempos de pandemia de Covid-19por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoEste presente trabalho tem como objetivo compreender o impacto da pandemia na saúde mental de professores indígenas. Nesse sentido, a pesquisa em questão veio abordar a saúde mental de professores indígenas em tempos de pandemia de COVID-19, trazendo como questões norteadoras: qual o impacto na saúde mental de professores da educação indígena durante o período da pandemia 2020? Houve alguma mudança no dia-a-dia do trabalho dos professores indígenas com a pandemia? Os meios de comunicação tecnologias nas escolas indígenas são suficientes para atender a demanda dos professores indígenas para uma educação à distância? Como os professores indígenas estão se sentindo com essa mudança de rotina dentro das escolas indígenas? Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, na qual participaram 10 professores de 28 a 59 anos, com no mínimo de dois anos de experiência em escola indígena. Foram realizados um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada. A partir da análise temática das entrevistas, foram elencadas três categorias: (1) O impacto da pandemia na saúde mental dos professores indígenas; (2) Os desafios das aulas remotas e as dificuldades encontradas pelos educadores das escolas indígenas; (3) O papel do psicólogo dentro da comunidade indígena. Dentre os resultados, encontraram-se: evidente impacto negativo da pandemia na saúde mental dos professores, que sinalizaram tanto medo do contágio quanto preocupação com a aprendizagem dos alunos; desafios pautados na precariedade da estrutura física e tecnológica da escola e o reconhecimento da importância da Psicologia para auxiliar o professor. Propostas de prevenção e atenção à saúde mental do professor foram debatidas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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