dc.contributor.advisor | Siqueira, Aline Cardoso | |
dc.creator | Ribeiro, Ana Flávia | |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T13:00:08Z | |
dc.date.available | 2022-03-25T13:00:08Z | |
dc.date.issued | 2021-08-27 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23913 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2021. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Saúde Mental | por |
dc.subject | Indígenas | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.title | Saúde mental de professores indígenas em tempos de pandemia de Covid-19 | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Psicologia | por |
dc.description.resumo | Este presente trabalho tem como objetivo compreender o impacto da pandemia na saúde mental de professores indígenas. Nesse sentido, a pesquisa em questão veio abordar a saúde mental de professores indígenas em tempos de pandemia de COVID-19, trazendo como questões norteadoras: qual o impacto na saúde mental de professores da educação indígena durante o período da pandemia 2020? Houve alguma mudança no dia-a-dia do trabalho dos professores indígenas com a pandemia? Os meios de comunicação tecnologias nas escolas indígenas são suficientes para atender a demanda dos professores indígenas para uma educação à distância? Como os professores indígenas estão se sentindo com essa mudança de rotina dentro das escolas indígenas? Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, na qual participaram 10 professores de 28 a 59 anos, com no mínimo de dois anos de experiência em escola indígena. Foram realizados um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada. A partir da análise temática das entrevistas, foram elencadas três categorias: (1) O impacto da pandemia na saúde mental dos professores indígenas; (2) Os desafios das aulas remotas e as dificuldades encontradas pelos educadores das escolas indígenas; (3) O papel do psicólogo dentro da comunidade indígena. Dentre os resultados, encontraram-se: evidente impacto negativo da pandemia na saúde mental dos professores, que sinalizaram tanto medo do contágio quanto preocupação com a aprendizagem dos alunos; desafios pautados na precariedade da estrutura física e tecnológica da escola e o reconhecimento da importância da Psicologia para auxiliar o professor. Propostas de prevenção e atenção à saúde mental do professor foram debatidas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |