Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlberti, Taís Fim
dc.creatorTusi, Vitória Noronha
dc.date.accessioned2022-03-25T13:01:45Z
dc.date.available2022-03-25T13:01:45Z
dc.date.issued2022-02-08
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23926
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2022.por
dc.description.abstractPopular Health Education is a device that moves and enhances individual and collective autonomies; articulates individuals and movements in the fight for health rights; and strengthens society's control over public policies through the construction of participatory, critical and integrative ways of thinking and doing health. From this, it is thought that in the field of Mental Health, constructions in Popular Education can facilitate the movement of the Brazilian Psychiatric Reform and strengthen the process of deinstitutionalization of madness linked to the Anti-Asylum Fight. In order to better understand how this articulation between Popular Education and Mental Health could take place, a narrative literature review was carried out, based mainly on the search for scientific publications on the subject. In total, 8 publications were found that supported the discussion on Popular Education in Mental Health. The Psychiatric Reform, the strategy of the deinstitutionalization of madness and the Anti-Asylum Fight are articulated as they question the centrality of psychiatric knowledge and the stigmatizing and excluding medical-psychological model, with the transformation of the social place given to the insane and with the stigma of madness. Popular Education, in turn, corresponds to an educational practice aimed at the production of autonomy and freedom, driving and encouraging exchanges and interactions between the various subjects involved in some social problem, leading to the joint construction of knowledge and political organization. Thus, faced with the dismantling of Mental Health policies and the threats to the achievements of the Brazilian Psychiatric Reform, it is valid to think of Popular Education as a powerful reference to be used in the field of Mental Health in order to promote a fair and revolutionary Psychiatric Reform from of the production of autonomy, citizenship, subjectivation, union and fight of subjects considered crazy. Finally, it is considered that despite the remarkable power of Popular Education in Mental Health, there is still little research on this topic. It is suggested that more researches and experiments be carried out in this area in order to know more about the subject. Popular Education Interventions in Mental Health can be designed and directed beyond the users and/or professionals of Psychosocial Care Network, since for a truly deinstitutionalized society, the Anti-Asylum Fight must belong to all of us.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectReforma psiquiátricapor
dc.titleEducação popular em saúde mental: uma revisão narrativa de literaturapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoA Educação Popular em Saúde é um dispositivo que movimenta e potencializa autonomias individuais e coletivas; articula indivíduos e movimentos na luta por direitos em saúde; e fortalece o controle da sociedade sobre as políticas públicas a partir da construção de formas participativas, críticas e integrativas de pensar e fazer saúde. A partir disso, pensa-se que no campo da Saúde Mental, construções em Educação Popular podem facilitar o movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira e fortalecer o processo de desinstitucionalização da loucura atrelado à Luta Antimanicomial. A fim de entender melhor como poderia se dar esta articulação entre Educação Popular e Saúde Mental, foi realizada uma revisão narrativa de literatura baseada principalmente na busca por publicações científicas acerca do assunto. No total, foram encontradas 8 publicações que sustentaram a discussão sobre Educação Popular em Saúde Mental. A Reforma Psiquiátrica, a estratégia da desinstitucionalização da loucura e a Luta Antimanicomial se articulam ao questionarem a centralidade do saber psiquiátrico e o modelo médico-psicológico estigmatizador e excludente, com a transformação do lugar social dado ao louco e com o estigma da loucura. A Educação Popular, por sua vez, corresponde a uma prática educativa voltada para a produção de autonomia e liberdade, impulsionadora e incentivadora de trocas e interações entre os diversos sujeitos envolvidos em algum problema social, levando à construção conjunta de conhecimento e à organização política. Assim, frente aos desmontes nas políticas de Saúde Mental e às ameaças às conquistas da Reforma Psiquiátrica Brasileira, é válido pensar na Educação Popular como um referencial potente a ser utilizado no campo da Saúde Mental a fim de promover uma Reforma Psiquiátrica justa e revolucionária a partir da produção de autonomia, cidadania, subjetivação, união e luta dos sujeitos considerados loucos. Enfim, considera-se que apesar de potente, ainda pesquisa-se pouco acerca da temática da Educação Popular em Saúde Mental. Sugere-se que mais pesquisas e experiências sejam realizadas nesta área para que se conheça mais sobre o assunto. Intervenções de Educação Popular em Saúde Mental podem ser pensadas e direcionadas para além dos usuários e/ou profissionais da Rede de Atenção Psicossocial, uma vez que para uma sociedade verdadeiramente desinstitucionalizada, a Luta Antimanicomial deve ser de todos nós.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto