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dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Carine dos
dc.creatorSilva, Alex Rosa da
dc.date.accessioned2022-03-29T10:58:55Z
dc.date.available2022-03-29T10:58:55Z
dc.date.issued2022-02-23
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23968
dc.description.abstractGiven the scenario of public works in Brazil, according to reports generated annually by the Federal Audit Court (TCU), most bids and contracts of public agencies tend to converge to inconsistencies. Examples are delivery delays, errors in execution and excessive additives. Given this scenario, the Federal Government prepared Decree No. 10,306/2020, which addresses the requirement to design, implement and manage public works in Building Information Modeling (BIM), the result of popular pressure to change the culture of delays in public works in the country. From this decree, a working group was created to structure the BIM BR Strategy and boost the application of BIM in the country. Based on this decree, the proposal of this study was made, which consists of the possibility of creating the parameter "BIMOP in numerical value from the deductive hypothetical methodology. The essential purpose of this parameter is to measure how capable the managers of public enterprises are, at a given moment, to carry out bidding procedures, execute works, design and manage existing constructions in construction information modeling by applying the BIM BR Strategy. It is through an investigative script of questions and answers with distinct numerical weights that a corresponding sum will be obtained and inserted into the hypothetical deductive equation. Thus, the first "P1" (first problem) will be discovered. Based on this value, it will be verified in which "BIM BR Strategy Implementation Layer" the public project is located. This way, the hired consultant will be able to guide the best way to optimize the "BIMOP" parameter and consequently improve the public works management by implementing the BIM BR Strategy in the public project. A pilot test of the deductive hypothetical methodology was carried out at the Federal University of Santa Maria (UFSM) institution, applied specifically to the sanitary sewage and hydraulic installations of the Sports Physical Education Center (CEFD). The value found in the BIMOP did not exceed the first layer of the BIM BR Strategy implementation, so it was concluded that the referred public enterprise is not yet prepared to receive the Building Information Modeling - BIM and needs to seek ways that tangent technological changes so that society can enjoy more efficient, economical, functional and lasting works.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstratégia BIM BRpor
dc.subjectLicitaçõespor
dc.subjectObras públicaspor
dc.subjectCompatibilidadepor
dc.subjectBIM BR strategyeng
dc.subjectCompatibilityeng
dc.subjectTenderseng
dc.subjectPublic workseng
dc.titleProposta de um instrumento para investigação da possibilidade de implantação da estratégia BIM BR em empreendimentos públicospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoDiante do cenário das obras públicas do Brasil, de acordo com relatórios gerados anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a maioria das licitações e contratos dos órgãos públicos tende a convergir para inconsistências. Citam-se como exemplos os atrasos de entregas nas obras, os erros nas execuções e os excessos de aditivos. Diante deste cenário, o Governo Federal elaborou o Decreto nº 10.306/2020 em que trata da obrigatoriedade de projetar, executar e gerenciar as obras públicas em Modelagem da Informação da Construção (BIM), fruto da pressão popular por alterar a cultura de atrasos em obras públicas no país. A partir do referido decreto, foi criado um grupo de trabalho para estruturar a Estratégia BIM BR e impulsionar a aplicação do BIM no País. A partir do referido decreto, foi realizada a proposta deste estudo que consiste na possibilidade de criar o parâmetro “BIMOP em valor numérico a partir da metodologia hipotética dedutiva. A finalidade essencial desse parâmetro visa mensurar o quão capacitados se encontram. num dado momento, os gestores dos empreendimentos públicos para realizar procedimentos licitatórios, executar obras, projetar e gerenciar as construções existentes em modelagem da informação da construção aplicando a Estratégia BIM BR. É por meio de um roteiro investigativo de perguntas e respostas com pesos numéricos distintos que se obterá somatório correspondente e inserido na equação hipotética dedutiva. Sendo assim, será descoberto o primeiro “P1” (primeiro problema). A partir deste valor, será verificado em qual “Camada de Implantação de Estratégia BIM BR” se encontra o empreendimento público e desse modo o consultor contratado terá condições de orientar o melhor caminho para otimizar o parâmetro “BIMOP” e consequentemente melhorar a gestão pública da obra com a implantação da Estratégia BIM BR no empreendimento público. Foi realizado um teste piloto da metodologia hipotética dedutiva na instituição Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aplicado especificamente nas instalações hidráulicas e de esgoto sanitário do Centro de Educação Física de Desportos (CEFD). O valor encontrado no BIMOP não ultrapassou a primeira camada da implantação da Estratégia BIM BR, Então foi concluído que o referido empreendimento público ainda não se encontra preparado para receber a Modelagem da Informação da Construção – BIM e necessita buscar caminhos que tangem mudanças tecnológicas para que a sociedade possa usufruir de obras mais eficientes, econômicas, funcionais e duradouras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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