Gestão escolar e informática: uma proposta educativa
Abstract
A Informática trouxe consigo uma globalização até então inesperada, e que cresce desenfreadamente, homogeneizando, inclusive, ideias. Trouxe possibilidades de tratamento de informações com crítica e de afirmação de ideias isoladas e difundidas com enorme velocidade. A utilização dos recursos informatizados na educação tem sido motivada ultimamente pela demanda natural que a própria informática provoca. Pressionada pela crescente participação da computação nas diversas atividades do nosso cotidiano, as escolas precisam estar preparadas para ensinar o educando a ―ler‖ o mundo que o cerca. Esta pesquisa teve como propósito analisar o trabalho que vem sendo realizado em relação às tecnologias no espaço educacional das Escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental do Município de Panambi, propiciando uma reflexão sobre o papel do gestor escolar na elaboração de um projeto político-pedagógico que auxilie o debate que perpassa as instituições de ensino sobre o assunto e possibilite a formação contínua e adequada dos profissionais. Percebeu-se que as escolas envolvidas na pesquisa procuram utilizar-se do ambiente da sala de informática educativa e das TICs(Tecnologias da Informação e Comunicação) de forma frequente como uma ferramenta para auxiliar o seu trabalho de sala de aula, inclusive para oportunizar aos alunos um maior contato com os equipamentos tecnológicos disponíveis no ambiente escolar. No entanto, ainda há um longo percurso a ser percorrido.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]