Mostrar registro simples

dc.creatorGiordani, Estela Maris
dc.date.accessioned2022-04-05T18:05:20Z
dc.date.available2022-04-05T18:05:20Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24032
dc.description.abstractThe path learned from being a person and a professional occurs through many challenges throughout the experiences in which relationships and structures are built that, in turn, impact others with the presence of the testimony of the successful action. The text, in a reflexive way, exposes, through an autobiographical narrative, a singular trajectory of learning marked by training and performance in teaching, research and extension. The motivation was the elaboration of a memorial for the ascension to the last level of the career “Titular Professor” at the Federal University of Santa Maria. Multiple learning emerges from experiences in multigrade classes to teaching in Postgraduate Studies in Latin America; the Professional Specialization in Psychology, with an Ontopsychology approach at the State University of St. Petersburg and the partnerships in research and training with the University of Geneva / Faculty of Educational Sciences (SU); participation in doctoral boards in the latter and in the University of Santiago de Compostela; participation in management in coordinating the Academic Masters in Education and in Pedagogy courses; in research guidelines, whether in IC, undergraduate TCC, Specialization, dissertation or doctoral thesis; conducting research, writing books, articles and participating in many academic events; but above all, in the day-to-day challenges of teaching over three decades, now on the fourth. The entire learning trajectory was led by Maestro Antonio Meneghetti who, through Ontopsychological Pedagogy, helped me to coin the most difficult, delicate and important part of my teaching profession, my personality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagem do pedagogopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectPedagogia ontopsicológicapor
dc.subjectPedagogue learningeng
dc.subjectFormationeng
dc.subjectOntopsychological pedagogyeng
dc.titleAprendizagens e exercício profissional na UFSM: um instrumento na sinfonia da vidapor
dc.title.alternativeLearning and professional exercise at UFSM: an instrument in the symphony of lifeeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO percurso aprendido do ser pessoa e profissional ocorre por meio de muitos desafios ao longo das vivências nas quais se constroem relações e estruturas que, por sua vez, impactam outros com a presença do testemunho da ação de sucesso. O texto, de forma reflexiva, expõe por meio de uma narrativa autobiográfica, uma trajetória singular de aprendizagens marcadas pela formação e atuação no ensino, pesquisa e extensão. A motivação foi a elaboração de um memorial para a ascensão ao último nível da carreira “Professor Titular” da Universidade Federal de Santa Maria. As múltiplas aprendizagens vão emergindo a partir das experiências em classes multisseriadas à docência na Pós-Graduação na América Latina; à Especialização Profissional em Psicologia, com abordagem em Ontopsicologia na Universidade Estatal de São Petersburgo e as parcerias em pesquisa e formação com a Universidade de Genebra / Faculdade de Ciências da Educação (SU); a participação em bancas de doutorado nesta última e na Universidade de Santiago de Compostela; as participações em gestão na coordenação do Mestrado Acadêmico em Educação e nos cursos de Pedagogia; nas orientações de pesquisas, seja na IC, em TCC de graduação, Especialização, dissertação ou tese de doutorado; na condução de pesquisas, escrita de livros, artigos e participação em tantos eventos acadêmicos; mas sobretudo, no dia a dia dos desafios da docência ao longo de três décadas, agora na quarta. Toda trajetória de aprendizado foi conduzida pelo Maestro Antonio Meneghetti que, por meio da Pedagogia Ontopsicológica, me coadjuvou a cunhar a parte mais difícil, delicada e importante de minha profissão pedagoga, minha personalidade.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2613694853235546por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Centro de Educação (CE) [1]
    Teses apresentadas ao Centro de Educação (CE) como requisito para progressão a Professor Titular na Universidade Federal de Santa Maria.

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International