dc.contributor.advisor | Segat, Taciana Camera | |
dc.creator | Batista, Graziela Flores | |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T12:20:17Z | |
dc.date.available | 2022-04-08T12:20:17Z | |
dc.date.issued | 2018-09-05 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24040 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The Non-Mandatory Internship held at the Santa Maria EMEI, linked to the CIEE, is
present during the academic life of many academics from the UFSM Teacher
Training Courses. Therefore, the present research seeks the training of managers of
Licenciatura degree in Pedagogy for the practice of these trainees. From this, a
research problem arises: the course of Pedagogy during the Non-Mandatory Stage of
the CIEE: what are the policies and policies of the UFSM teacher training courses?
The objective is to investigate as a UFSM, through the Teacher Training Courses for
an organization of norms to carry out the CIEE internship. A methodology used for
the development of the research is qualitative. For data collection, an open summary
was used. In this way, the first step was to delimit the use of a research; the second,
the theoretical theorist and the elaboration of the questions of the open monarchy
and the definition of the subjects; and, third, was a production an analysis of the data.
Over time, the work will be discussed on the Statute, the public measures and
regulations on the Non-Mandatory Stage. As a consideration, we understand that it is
necessary to invest, in all formative instances. The Non-Mandatory Stage The Professor Seriado by the Universities as an extracurricular component that allows the
future teacher to enter, in a qualified way in the school universe. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estágio não obrigatório | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Stage not required | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.title | O estágio CIEE a partir do olhar dos gestores dos cursos de Pedagogia | por |
dc.title.alternative | The CIEE stage from the look of the managers of the Pedagogy courses | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O Estágio Não Obrigatório realizado nas EMEI’s de Santa Maria, vinculado ao CIEE,
está presente durante a vida acadêmica de muitos acadêmicos dos Cursos de
Formação de Professores da UFSM. Deste modo, a presente pesquisa busca
compreender o olhar dos gestores dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia para a
prática desses estagiários. A partir disso, surge a problemática de pesquisa: atuação
do acadêmico do Curso de Pedagogia durante o Estágio Não Obrigatório CIEE: quais
são as políticas e as normativas dos Cursos de Formação de Professores da UFSM
existentes para a realização do estágio? Objetiva-se, então, investigar como a UFSM,
através dos Cursos de Formação de Professores contribui para a organização de
normativas para a realização do estágio CIEE. A metodologia utilizada para o
desenvolvimento da pesquisa é de cunho qualitativo. Para a coleta de dados, foi
utilizado um questionário aberto. Desta forma, a primeira etapa foi delimitar o que
constituiria a pesquisa; a segunda, foi o estudo teórico e a elaboração das questões
do questionário aberto e definição dos sujeitos; e, a terceira, foi a produção a análise
dos dados. Ao longo do trabalho será discorrido sobre a Formação Docente, políticas
públicas e normativas sobre o Estágio Não Obrigatório. Como considerações,
compreendemos que é preciso que se invista, em todas as instâncias formativas. O
Estágio Não Obrigatório precisa ser proposto pelas universidades como um
componente extracurricular que possibilita ao futuro professor adentrar, de maneira
qualificada no universo escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |