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dc.contributor.advisorSegat, Taciana Camera
dc.creatorBatista, Graziela Flores
dc.date.accessioned2022-04-08T12:20:17Z
dc.date.available2022-04-08T12:20:17Z
dc.date.issued2018-09-05
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24040
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe Non-Mandatory Internship held at the Santa Maria EMEI, linked to the CIEE, is present during the academic life of many academics from the UFSM Teacher Training Courses. Therefore, the present research seeks the training of managers of Licenciatura degree in Pedagogy for the practice of these trainees. From this, a research problem arises: the course of Pedagogy during the Non-Mandatory Stage of the CIEE: what are the policies and policies of the UFSM teacher training courses? The objective is to investigate as a UFSM, through the Teacher Training Courses for an organization of norms to carry out the CIEE internship. A methodology used for the development of the research is qualitative. For data collection, an open summary was used. In this way, the first step was to delimit the use of a research; the second, the theoretical theorist and the elaboration of the questions of the open monarchy and the definition of the subjects; and, third, was a production an analysis of the data. Over time, the work will be discussed on the Statute, the public measures and regulations on the Non-Mandatory Stage. As a consideration, we understand that it is necessary to invest, in all formative instances. The Non-Mandatory Stage The Professor Seriado by the Universities as an extracurricular component that allows the future teacher to enter, in a qualified way in the school universe.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstágio não obrigatóriopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectStage not requiredeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.titleO estágio CIEE a partir do olhar dos gestores dos cursos de Pedagogiapor
dc.title.alternativeThe CIEE stage from the look of the managers of the Pedagogy courseseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO Estágio Não Obrigatório realizado nas EMEI’s de Santa Maria, vinculado ao CIEE, está presente durante a vida acadêmica de muitos acadêmicos dos Cursos de Formação de Professores da UFSM. Deste modo, a presente pesquisa busca compreender o olhar dos gestores dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia para a prática desses estagiários. A partir disso, surge a problemática de pesquisa: atuação do acadêmico do Curso de Pedagogia durante o Estágio Não Obrigatório CIEE: quais são as políticas e as normativas dos Cursos de Formação de Professores da UFSM existentes para a realização do estágio? Objetiva-se, então, investigar como a UFSM, através dos Cursos de Formação de Professores contribui para a organização de normativas para a realização do estágio CIEE. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa é de cunho qualitativo. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário aberto. Desta forma, a primeira etapa foi delimitar o que constituiria a pesquisa; a segunda, foi o estudo teórico e a elaboração das questões do questionário aberto e definição dos sujeitos; e, a terceira, foi a produção a análise dos dados. Ao longo do trabalho será discorrido sobre a Formação Docente, políticas públicas e normativas sobre o Estágio Não Obrigatório. Como considerações, compreendemos que é preciso que se invista, em todas as instâncias formativas. O Estágio Não Obrigatório precisa ser proposto pelas universidades como um componente extracurricular que possibilita ao futuro professor adentrar, de maneira qualificada no universo escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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