Glossário de ciência política: contribuições para os estudos das políticas educacionais
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Data
2021-12-18Primeiro membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Segundo membro da banca
Neres, Celi Correa
Metadata
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Esta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), concebe as temáticas da Ciência Política como um instrumental analítico fundamental para a compreensão das discussões de Políticas Públicas e Gestão Educacional. Tem por objetivo geral evidenciar a inter-relação entre Ciência Política e Políticas Públicas Educacionais, com base em seus conceitos introdutórios. Por objetivos específicos prioriza: 1-Sistematizar a constituição do campo da Ciência Política e sua relação com as Políticas Públicas; 2- Descrever os cursos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM, enfatizando seu diálogo com o campo de conhecimento da Ciência Política; 3- Elaborar um Glossário de Ciência Política para auxiliar a compreensão de conteúdos de Políticas Públicas e Gestão Educacional. A investigação foi fundamentada em uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo aplicada, realizada no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, com discentes e docentes, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, caracterizando-se como um estudo de caso. O produto elaborado foi um Glossário de Ciência Política que tem por finalidade contribuir para viabilizar e potencializar a leitura e compreensão do campo de Políticas Públicas e Gestão Educacional no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM. A pesquisa de campo e a pesquisa documental evidenciou a fragilidade da compreensão e do tratamento da temática de Ciência Política nas disciplinas dos Projetos Pedagógicos dos cursos do PPPG, bem como na formação dos(as) docentes e discentes que também assinalaram a importância dos mesmos, bem como a sua não disponibilização quando da sua formação inicial, de tal sorte a justificar a oferta do produto em tela. Espera-se que esta investigação possa contribuir com os estudos de Ciência Política aplicados à Educação, área de estudos pouco desenvolvida.
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