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dc.contributor.advisorSilveira, Sidnei Renato
dc.creatorFigueiró, Maurício Bones
dc.date.accessioned2022-05-02T22:44:56Z
dc.date.available2022-05-02T22:44:56Z
dc.date.issued2020-12-09
dc.date.submitted2020-11-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24234
dc.description.abstractThis paper presents a case study on the qualification of teachers for the application of tablets in the teaching and learning processes of students in the initial grades of elementary school, being used in literacy and literacy. The proposed qualification aimed to assist teachers in the planning and insertion of TDICs (Digital Information and Communication Technologies) in their classes. The case study comprised a bibliographic research in relation to the use of TDICs in education, more specifically in Elementary Education I, besides addressing the use of educational applications and presenting some digital educational games available in the Play Store, as a pedagogical alternative in the learning of students. For this, the Mobile learning or (mobile learning) methodology was identified, which allows students to learn anywhere or at any time through mobile devices, such as smartphones and tablets. This process gains momentum mainly in the moment when we live where our schools are closed due to the COVID-19 pandemic. Educational tablets were made available for teachers to use with their students, as well as support and training for teachers in using this tool. The main results obtained refer us to the importance of TDICs in the classroom to motivate and attract more attention from students in the teaching and learning processes, it was also realized that the use of educational tablets will positively influence the process through applications that were carefully installed and, finally, it is extremely important qualifications to the teachers so that they can correctly insert these active methodologies in the classroom, to have a quality education it is necessary to invest in teaching tools and especially in training and updating teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectTecnologias digitais da informação e da comunicaçãopor
dc.subjectQualificação docentepor
dc.subjectTabletspor
dc.subjectMobile learningpor
dc.titleUso de tablets nos processos de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo da UAB de Palmeira das Missões/RSpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Computação EaD - UAB/UFSMpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta um estudo de caso sobre a qualificação de docentes para a aplicação de tablets nos processos de ensino e de aprendizagem de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo empregados na alfabetização e no letramento. A qualificação proposta visou a auxiliar os professores no planejamento e na inserção das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação) em suas aulas. O estudo de caso compreendeu uma pesquisa bibliográfica em relação à utilização das TDICs na educação, mais especificamente no Ensino Fundamental I, além de abordar o uso de aplicativos educacionais e apresentar alguns jogos educacionais digitais disponíveis na Play Store, como uma alternativa pedagógica no aprendizado dos alunos. Para isso, identificou-se a metodologia Mobile learning ou (aprendizagem móvel) que possibilita aos estudantes aprenderem em qualquer lugar ou a qualquer momento por meio de dispositivos móveis, tais como smartphones e tablets. Este processo ganha força principalmente no momento em que vivemos onde nossas escolas estão fechadas devido à pandemia de COVID-19. Foram disponibilizados tablets educacionais para os professores utilizarem com seus alunos, bem como suporte e formação aos docentes na utilização desta ferramenta. Os principais resultados obtidos nos remetem a importância da TDICs em sala de aula para motivar e atrair mais a atenção dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem. Percebeu-se, também, que o uso dos tablets educacionais irá influenciar no processo de maneira positiva por meio dos aplicativos que foram cuidadosamente instalados. Além disso, ficou claro que é de extrema importância que existam qualificações aos docentes, para que os mesmos possam inserirem adequadamente as TDCIs em sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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