dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Lima, Juliana Corrêa de | |
dc.date.accessioned | 2016-12-27T13:40:33Z | |
dc.date.available | 2016-12-27T13:40:33Z | |
dc.date.issued | 2009-08-07 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2439 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This monograph presents a study on the influence of the school in the process of
constitution of citizens. Some main concepts are salient as education and
participation related to the subject management in the scope of the school. With this
work it was possible to reflect the importance that a democratic management has in
the constitution of the citizenship of the students. For this, a research of qualitative
character became, and bibliographical. Thus, the importance of subjects was
boarded that intervene with the pertaining to school activities and the improvement of
the process of production of knowledge of all the students. One perceived that a
management for the citizenship if becomes possible when it has collective
participation, and this management propitiates possibilities of new ways in the
education for the construction of a democratic school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.title | Gestão democrática: a escola como espaço de uma educação para a cidadania | por |
dc.title.alternative | Democratic management: the school as an area of education for citizenship | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta um estudo sobre a influência da escola no processo de
constituição de cidadãos. Serão ressaltados alguns conceitos principais como
educação e participação relacionados ao tema gestão no âmbito da escola. Com
este trabalho foi possível refletir a importância que uma gestão democrática tem na
constituição da cidadania dos estudantes. Para isso, fez-se o uso de uma pesquisa
de caráter qualitativo, e bibliográfica. Assim, foi abordada a importância de temas
que interferem nas atividades escolares e na melhoria do processo de produção de
conhecimento de todos os estudantes. Percebeu-se que uma gestão para a
cidadania se torna possível quando há participação coletiva, e essa gestão propicia
possibilidades de novos caminhos na educação para a construção de uma escola
democrática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |