O processo de trabalho dos caminhoneiros empregados do transporte rodoviário de cargas na formação histórica do Brasil e sua condição de proletariado
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Data
2021-11-08Primeiro membro da banca
Huertas, Daniel Monteiro
Segundo membro da banca
Henn, Leonardo Guedes
Terceiro membro da banca
Busnello, Ronaldo
Quinto membro da banca
Prieb, Sérgio Alfredo Massen
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese desenvolve uma elaboração sobre o trabalho dos motoristas de
caminhão/caminhoneiros empregados brasileiros com a centralidade em suas
condições de trabalho e relações de trabalho em um período que se estende da
década de 1970 até a década de 2010. Através dos usos de fontes primárias e
bibliográficas, com pesquisas em diferentes acervos, em fontes físicas e pesquisas
por meio dos modernos recursos disponibilizados pela Internet, tem-se como
referencial a categoria do processo de trabalho. A partir deste estão formuladas as
peculiaridades do Transporte Rodoviário de Cargas Brasileiro, enquanto valor do
trabalho, em sua inserção no processo global da produção capitalista, na estruturação
institucional, no porte e custos empresariais enquanto caminhões e na força de
trabalho. Com problematizações acerca das possibilidades de quantificação, da
divisão do trabalho e das relações entre empresas no processo econômico, com as
especificidades das capacidades produtivas e do assalariamento dos motoristas no
mercado de trabalho, também são vistas a determinação das jornadas de trabalho,
relacionadas com as demais tarefas atribuídas aos profissionais em relação à duração
em horas do trabalho e a organização do trabalho nos aspectos da autonomia,
controle, disciplinamento e treinamento dos trabalhadores que expressam uma
reestruturação produtiva, acentuada a partir dos anos 1990. Além de determinar os
elementos que definem a prática profissional durante as jornadas, estão expostas
questões como a elevada incidência de acidentes do trabalho, agravos à saúde e
problemas de insegurança nas determinações dos preços salariais como condições
recorrentes ao longo do desenvolvimento histórico profissional. Com a tese procurase
contribuir para a historiografia do trabalho e sobre os trabalhadores brasileiros,
analisando uma profissão da indústria dos transportes, na determinação da distinção
entre os motoristas autônomos e os motoristas empregados e elaborando sobre as
condições da existência dos salários por peça e dos salários por tempo dos motoristas
empregados nas particularidades do desenvolvimento econômico e político,
registrando a sua condição de proletariado.
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