dc.creator | Alberti, Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T20:22:53Z | |
dc.date.available | 2022-05-25T20:22:53Z | |
dc.date.issued | 2020-03-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24487 | |
dc.description.abstract | The self-identification with a professional category is a sum of personal identity and social
identification (Mael and Ashforth, 1992), as well as involvement with work or the degree to
which the work situation is central to the person and to yours identity (LAWLER ; HALL, 1970,
p. The objective of this study is to verify and identify what are the relations between
identification and involvement with the work of teachers from public and municipal schools
that use the Item Response Theory.
To this end, an applied and descriptive research was carried out, based on the quantitative
method using data collection and a personalized questionnaire structured around the following
steps: Oliveira's Organizational Identification Scale (OIS) (2008), Work Involvement Scale
(WIS) by Siqueira (2008) and the Visual Diagram of Organizational Identity Measurement by
Bergami and Bagozzi (2000), validated by Faller (2017) in Brazil. Altogether, 505 teachers
attended this study from 44 public elementary schools in the municipality of Santa Maria - RS.
The collected data were analyzed using descriptive statistics, the Item Response Theory (IRT)
through the Gradual Response Model (GRM).
The main results demonstrated that OIS and WIS can be analyzed using the IRT of the GRM.
The average index of identification with a professional category found through OIS is 3.22, that
teachers have their identification with the professional category supported by crimes and values
or was created in the long term in their interaction with other teachers and experience in the
environment school. A WIS shows an average of 4.60, demonstrating that the values show a
certain indifference or distrust, but in one of the questionnaires as answers they represent a
positive degree of involvement with the work. In the Visual Diagram of Organizational Identity
Measurement, the results show an average of 5.05, which demonstrates that teachers have a
positive index of identification with a professional category.
This study contributed to expand the knowledge about the concepts of construction and
information gathering with teachers. It is believed that this work can serve as a basis to raise
the indices of identification with a professional category and involvement with the work. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Identificação | por |
dc.subject | Envolvimento com o trabalho | por |
dc.subject | TRI | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Identification | eng |
dc.subject | Involvement with work | eng |
dc.subject | Teacher | eng |
dc.title | Professores enquanto membros de categorias profissionais: um estudo sobre identificação e envolvimento com o trabalho no meio público | por |
dc.title.alternative | Teachers as members of professional categories: a study on identification and involvement with working in the public educational sector | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A identificação com a categoria profissional é a soma da identidade pessoal e de suas
identificações socias (Mael e Ashforth, 1992), assim como o envolvimento com o trabalho é o
grau em que a situação do trabalho é central para a pessoa e sua identidade (LAWLER; HALL,
1970, p. 310). O objetivo deste estudo constituiu em verificar quais as relaçãoes entre
identificação e envolvimento com o trabalho dos professores da rede pública e municipal de
ensino utilizando a Teoria de Resposta ao Item. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada
e descritiva, de caráter quantitativo.
O meio de coleta de dados foi o questionário estruturado em torno das seguintes escalas: Escala
de Identificação Organizacional (EIO) de Oliveira (2008), a Escala de Envolvimento com o
Trabalho (EET) de Siqueira (2008) e o Diagrama Visual de Medida de Identidade
Organizacional de Bergami e Bagozzi (2000), validado no Brasil por Faller (2017). Este estudo
contou com a participação de 505 professores de 44 escolas públicas de ensino fundamental do
município de Santa Maria –RS.
Os dados obtidos foram analisados através de estatísticas descritivas dentro da Teoria de
Resposta ao Item (TRI) através do Modelo de Resposta Gradual (MRG). Os principais
resultados demonstram que a EIO e a EET são adequadas para análises de dados utilizando o
MRG da TRI. O índice médio de identificação com a categoria profissional encontrado através
da EIO é 3,22, sugerindo que os professores tem a sua identificação com a categoria profissional
apoiada em crenças e valores ou, foi construída ao longo de sua interação com outros
professores e na vivência do ambiente escolar. A EET mostra uma média de 4,60, demonstrando
que os valores apontam certa indiferença ou desconfiança, mesmo assim, em outra seção do
questionário, as respostas obtidas representam um grau positivo de envolvimento com o
trabalho. No Diagrama Visual de Medida de Identidade Organizacional os resultados mostram
uma média de 5,05, isso demosntra que os professores tem um índice positivo de identificação
com a categoria profissional.
Este estudo contribuiu para ampliar os conhecimentos acerca dos constructos e levantamento
de informações junto aos professores. Acredita-se que esse trabalho possa servir de base para
elevar os índices de identificação com a categoria profissional e envolvimento com o trabalho. | por |
dc.contributor.advisor1 | Campos, Simone Alves Pacheco de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2403565845137368 | por |
dc.contributor.referee1 | Moreira Junior, Fernando de Jesus | |
dc.contributor.referee2 | Faller, Lisiane Pellini | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4612035099252372 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |