Mostrar registro simples

dc.creatorCargnelutti, Daniela Cherobini
dc.date.accessioned2022-05-26T10:48:21Z
dc.date.available2022-05-26T10:48:21Z
dc.date.issued2022-01-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24489
dc.description.abstractThis study, linked to the research line Management of Network Educational Technologies, of the Professional Master's Degree in Network Educational Technologies (MPTER), at the Federal University of Santa Maria (UFSM) addresses the contribution of a collaborative virtual network in the process of continuing teacher education of the early years of elementary school. Therefore, the research question is how a collaborative virtual network contributes to the continuing education process of teachers in the early years of Elementary School of the Municipal Network of Santa Maria. The methodology involved applied research, with a qualitative approach, of the descriptive type, characterized as participant research. The subjects of this research were municipal teachers participating in the Literacy training program (PROMLA) in Santa Maria municipality. Data collection took place through questionnaires prepared by Google Forms and answered by respondents entirely remotely and digitally. Therefore, three categories of analysis were listed: digital culture, virtual collaborative network and continuing education of teachers. The analysis of the results is characterized as categorical. Finally, the conclusions indicate that for a collaborative learning network to contribute to continuing teacher education, three points must be taken into account: local and current context and needs; environment and tools; collaboration and mediation. It is necessary to communicate, access and disseminate information, as well as to collaborate to exchange experiences and to exchange experiences to qualify teachers. The final product consists of a guidebook organized digitally through a website, containing suggestions for virtual environments that can be used, applications for gamifying content, resources, activities and tools to be used in virtual training meetings, with their respective ways of use.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCultura digitalpor
dc.subjectRede colaborativa virtual de aprendizagempor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectDigital cultureeng
dc.subjectVirtual collaborative learning networkeng
dc.subjectContinuing teacher educationeng
dc.titleRede colaborativa virtual: conectando saberes entre professorespor
dc.title.alternativeVirtual collaborative network: connecting knowledge between teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aborda a contribuição de rede colaborativa virtual no processo de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, o problema de pesquisa é como uma rede colaborativa virtual contribui no processo de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Santa Maria? A metodologia envolveu pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo descritiva, caracterizada como uma pesquisa participante. Os sujeitos desta pesquisa foram professores da rede municipal participantes do programa de formação Letramento e Alfabetização (PROMLA) de Santa Maria. A coleta de dados aconteceu por meio de questionários elaborados pelo Google Forms e respondido pelos pesquisados totalmente a distância e por meio digital. Para tanto, foram elencadas três categorias de análise que são: cultura digital, rede colaborativa virtual e formação continuada de professores. A análise dos resultados se caracteriza por análise categorial. Por fim, as conclusões apontam que para que uma rede colaborativa de aprendizagem contribua na formação continuada docente é preciso levar em consideração três pontos: contexto, demanda e necessidade cultural; ambientes e ferramentas; colaboração e mediação. É preciso comunicar, acessar e disseminar informações, é preciso colaborar para trocar experiências e é preciso trocar experiências para qualificar o ser docente. O produto final consiste em um manual orientador organizado de maneira digital por meio de um site, contendo sugestões de ambientes virtuais que poderão ser utilizados, aplicativos para gamificação de conteúdos, recursos, atividades e ferramentas a serem utilizadas em encontros formativos virtuais, com seus respectivos modos de utilização.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Ana Cláudia Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7103505448590793por
dc.contributor.referee1Rocha, Karla Marques da
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1239651439407099por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International