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dc.creatorRodrigues, Luis Adriano
dc.date.accessioned2022-05-27T17:27:14Z
dc.date.available2022-05-27T17:27:14Z
dc.date.issued2021-12-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24540
dc.description.abstractThere is a growing need to understand both the positive aspects that make a consumer interested in a particular product and brand, and the negative aspects of a consumer's relationship with a brand and how they happen. However, it is difficult to measure this, mainly because there is not a complete conceptual consensus on the negative relationships of the consumer with the brand, as well as a scale capable of measuring such relationships was not found. Thus, this thesis has the objective of creating a scale to measure the behavior related to the negative relationships of the consumer with the brand – NCBBR. Therefore, the procedures suggested by Churchill (1997) for the construction of scales were used as inspiration in the research: 1 – domain of the construct, for this, a survey of the theoretical framework was carried out; 2 – item development, in this phase a systematic literature review was carried out, a meeting with experts, a focus group, and the creation of variables; 3 - data collection; 4 – purity measures, using Pearson's correlation; 5 – reliability assessment, using Cronbach's Alpha and Extracted Mean Variance; 6 – assessment of discriminant and convergent validity, Exploratory Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis; 7– development of norms for the future replication of the work. It is noteworthy that in carrying out the steps of quantitative data collection, the survey method was adopted, in which a collection was applied, only with higher education students or who are studying in higher education. The final scale has 38 variables, reaching the appropriate indices in the final model, contemplating the following behaviors: Brand Divorce, Anti-Brand Consumption, Vindictive Complaining, Third Party Complaining, Negative Word of Mouth, Third Party Complaining for resolution, Problem Solving Complaining and Anti- Brand Activism. In this sense, this thesis proposes a holistic scale to measure consumer behavior with the brand arising from negative relationships with it.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelações negativas do consumidor com a marca (NCBR)por
dc.subjectEscala de mensuraçãopor
dc.subjectNCBReng
dc.subjectNegative consumer brand relationshipeng
dc.subjectMeasurement scaleeng
dc.subjectNCBBR (negative consumer brand behavior relationship)eng
dc.subjectNCBBR (comportamento negativo do consumidor no relacionamento com a marca)por
dc.titleO lado ruim das marcas: uma escala de mensuração comportamental das relações negativas do consumidor com a marcapor
dc.title.alternativeThe bad side of brands: a behavioral measurement scale of the negative relationships of the consumer with the brandeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoHá uma crescente necessidade de compreensão tanto dos aspectos positivos que fazem um consumidor possuir interesse em um determinado produto e em uma determinada marca, quanto nos aspectos negativos da relação de um consumidor com uma marca e como eles acontecem. Entretanto, há dificuldade em mensurar isso, principalmente por que não há um total consenso conceitual sobre as relações negativas do consumidor com a marca, assim como não foi encontrada uma escala capaz de mensurar tais relações. Desta forma, a presente tese possui o objetivo de criar uma escala para mensurar os comportamentos das relações negativas do consumidor com a marca – NCBBR. Para tanto, foi utilizado como inspiração na realização da pesquisa, os procedimentos sugeridos por Churchill (1997) para a construção de escalas: 1 – domínio do constructo, para isso foi realizado o levantamento do referencial teórico; 2 – desenvolvimento dos itens, nessa fase foi realizado uma revisão sistemática da literatura, reunião com especialistas, grupo focal, e a criação das variáveis; 3 - coleta dos dados; 4 – medidas de pureza, utilizando a correlação de Pearson; 5 – avaliação de confiabilidade, utilizando Alpha de Cronbach e Variância Média Extraída; 6 – avaliação da validade discriminante e convergente, Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória; 7– desenvolvimento de normas para a replicação futura do trabalho. Ressalta-se que na realização das etapas de coleta de dados quantitativo foi adotado o método survey, no qual foi aplicada uma coleta, somente com alunos do ensino superior ou que estão estudando no ensino superior. A escala final apresenta 38 variáveis, atingindo os índices adequados no modelo final, contemplando os seguintes comportamentos: Brand Divorce, Anti-Brand Consumption, Vindictive Complaining, Third Party Complaining, Negative Word of Mouth, Third Party Complaining for resolution, Problem Solving Complaining e Anti-Brand Activism. Nesse sentido, a presente tese apresenta a proposta de uma escala holística para mensurar os comportamentos do consumidor com a marca oriunda das relações negativas com a mesma.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marta Olivia Rovedder de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1370991937163803por
dc.contributor.referee1Brandão, Amélia Maria Pinto da Cunha
dc.contributor.referee2Silva, Andressa Henning
dc.contributor.referee3Scherer, Flávia Luciane
dc.contributor.referee4Bichueti, Roberto Schoproni
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7914429232407938por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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