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dc.contributor.advisorRosa, Robson Machado da
dc.creatorMoraes, Mateus
dc.creatorKlein, Pâmela Graciela
dc.date.accessioned2022-05-31T20:42:40Z
dc.date.available2022-05-31T20:42:40Z
dc.date.issued2014-12-01
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24616
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2014por
dc.description.abstractWith the growing transformation of Federal Institutions of Higher Education (IFES), plus the opening of new federal universities and new courses, the need to know the level of quality of the education provided by these institutions arises. For that reason, this study aims to do a descriptive qualitative study about the performance of the graduate courses of the Center for Social Sciences and Humanities (CCSH), at the Federal University of Santa Maria (UFSM) , to check the level of efficiency of courses during the period from 2011 to 2013, by applying a non-parametric method known as Data Envelopment Analysis (DEA) and then, to show a situational diagnostic, taking into account inputs and products, known for inputs and outputs respectively. One of the reasons that justifies the need for this research is the compromise made by UFSM to the Federal Government in the moment of adhesion to the Plan of Reorganization and Expansion of Federal Universities (REUNI), which requires from the institutions the achievement of goals previously established in respect to the indices of academic performance in undergraduate teaching. In conclusion, the low performance efficiency was common in 75% of courses in 2011 and 2012 and 66,67% in the year of 2013. In 2011 and 2012, only 25% of analysis courses was considered efficiency and in 2013 this number was 33,33%. Ie, by the DEA technique it was shown that despite belonging to the same center, the courses did not have similar results.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGraduaçãopor
dc.subjectEficiênciapor
dc.subjectUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.subjectGraduationeng
dc.subjectEfficiencyeng
dc.subjectFederal University of Santa Mariaeng
dc.titleAvaliação da eficiência em cursos de graduação da UFSMpor
dc.title.alternativeEvaluation of efficiency in graduate courses of UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoCom a crescente transformação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), somada à abertura de novas universidades federais e de novos cursos de graduação, surge a necessidade de se conhecer o nível da qualidade da educação oferecida por estas instituições. Por este motivo, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa qualitativa descritiva sobre o desempenho dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o propósito de avaliar o nível de eficiência dos cursos durante o período de 2011 a 2013, mediante a aplicação de um método não-paramétrico conhecido como Análise Envoltória de Dados (DEA) e então, apresentar um diagnóstico situacional, levando-se em conta insumos e produtos, conhecidos por inputs e outputs respectivamente. Um dos motivos que justifica a necessidade desta pesquisa é o fato do compromisso firmado com o Governo Federal por parte da UFSM no momento da adesão ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que exige das instituições o alcance de metas previamente estabelecidas no que diz respeito aos índices de desempenho acadêmico no ensino de graduação. Conclui-se que o baixo desempenho da eficiência foi comum em 75% dos cursos em 2011 e 2012 e 66,67% no ano de 2013. Em 2011 e 2012, apenas 25% dos cursos analisados foram considerados eficientes e em 2013 esse número foi de 33,33%. Ou seja, pela técnica DEA mostrou-se que apesar de pertencerem a um mesmo centro, os cursos não apresentaram resultados semelhantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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