Show simple item record

dc.contributor.advisorGhilardi, Wanderlei José
dc.creatorMachado, Edir Luiz
dc.creatorLorenzoni, José Carlos
dc.date.accessioned2022-05-31T20:43:35Z
dc.date.available2022-05-31T20:43:35Z
dc.date.issued2016-12-15
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24623
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2016por
dc.description.abstractThe choice of this topic was based on the belief that the Municipal Public Schools benefited from the Law on Democratic School Management, which complies with the Law on Guidelines and Bases of National Education, in the search for a better qualification of education through Of a management that serves the interests of the school community. The general objective of this study was to investigate the benefits that the public funding PRODAE has brought to the Municipal Public Schools of Santa Maria; And as specific objectives: to understand how the process of implantation of PRODAE's budget took place; To investigate how it happens in the day-to-day the application of said amount in the daily life of the schools; Make a comparison of how the process of improvements and purchases in schools of the municipal public network was given before Law 4740 of 12/24/2003; To investigate how PRODAE's spending of PRODAE funds is forecast; To verify how the accounts are rendered in schools in relation to the said amount and to demonstrate the benefits brought by the new law. The collected data were understood, analyzed and interpreted within a methodology of qualitative approach that is characterized by the qualification of the collected data, during the analysis of the problem and, comprising investigation activities that can be denominated specific. The results of the research indicate that all the managers say that there have been great advances because with the new law, the school can buy the products faster, of better quality and according to the necessity and reality of the school. In this way it is concluded that the managers are satisfied with the implementation of the new Law and ll as the pedagogical part, supplying the educational instutitions of what they really need consider that there has been a great advance to administer the schools in the administrative as we.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLei da autonomia financeirapor
dc.subjectEscolas pública municipaispor
dc.subjectGestores escolarespor
dc.subjectLaw of financial autonomyeng
dc.subjectMunicipal public schoolseng
dc.subjectSchool managerspor
dc.titleOs impactos que a verba pública municipal ‘PRODAE’ trouxe às escolas públicas municípais de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeThe impacts that the municipal public school "PRODAE" bring to the municipal public schools of Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoA escolha do tema deu-se em função de se acreditar que as Escolas Públicas Municipais foram beneficiadas com a Lei de Gestão Escolar Democrática, a qual atende a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na busca de uma melhor qualificação do ensino através de uma gestão que atenda os interesses da comunidade escolar. O presente estudo teve por objetivo geral investigar os benefícios que a verba pública PRODAE trouxe para as Escolas Públicas Municipais de Santa Maria; e como objetivos específicos: compreender como aconteceu o processo de implantação da verba do PRODAE; pesquisar como acontece no dia-a dia a aplicação da referida verba no cotidiano das escolas; realizar um comparativo de como se dava o processo de melhorias e compras nas escolas da rede pública municipal antes da Lei 4740, de 24/12/2003; investigar como é feita a previsão dos gastos das verbas do PRODAE pelas referidas escolas; averiguar como é feita a prestação de contas nas escolas em relação à referida verba e, demonstrar os benefícios trazidos pela nova lei. Os dados coletados foram compreendidos, analisados e interpretados dentro de uma metodologia de abordagem qualitativa que se caracteriza pela qualificação dos dados coletados, durante a análise do problema e, compreendendo atividades de investigação que podem ser denominadas específicas. Os resultados da pesquisa apontam que a totalidade dos gestores afirmam que houve grandes avanços, pois com a nova Lei a escola pode comprar os produtos com maior rapidez, de melhor qualidade e conforme a necessidade e a realidade da escola. Desta forma,’ conclui-se que os gestores estão satisfeitos com a implantação da nova Lei e consideram que houve um grande avanço para administrar as escolas tanto na parte administrativa como pedagógica, suprindo as instituições educacionais do que realmente necessitam.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.