Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Tiago Azambuja
dc.date.accessioned2022-06-08T18:27:24Z
dc.date.available2022-06-08T18:27:24Z
dc.date.issued2021-03-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24666
dc.description.abstractThis work is devoted to Leo Strauss' method of reading Plato's dialogues. We reconstructed it in a pedagogical way, that is, in conjunction with Strauss' famous and controversial interpretation of the Republic, in order to elucidate the “praxis” itself (the operation or functioning) of the author's hermeneutics. As we interpret this method, it consists of three general principles: i) irony, ii) comicality and iii) logographic necessity. Based on these principles, it is a reading that addresses Plato's dialogues in view of their dramatic nature and not only their philosophical content. For this reason, the “Strauss reader of Plato” is part of the (recent) dialogical tradition of reading dialogues, which revisits and revives the literary and dramatic question of platonic writings. Therefore, it is essential, especially for the reader unfamiliar with Strauss' approach, to understand the relationship of strict connection and dependence between his way of reading the dialogues and the interpretation of the Republic proposed by him. Strauss' interpretation of Politeia is dramatic, it turns to the plot and its action. According to him, the main action of the dialogue is the action of Gláucon, which concerns the remission of extreme political ambition. It is also the purge of Plato's reader, who goes through the same catharsis as the character. This purpose is achieved by Plato's Socrates through the kallipolis “experiment”, which, if well understood, serves to show the limits and nature of political or city reality (polis). The beautiful city, as seen by Strauss, is ironic, as it deliberately conceals about the body or is constructed in abstraction, or deliberate disregard for eros. The erotic-affective reality of man (corporeality) shows that kallipolis, which requires the community of property and family, is impossible, that because the limitations imposed by the body cannot be overcome. Likewise, the philosophers' eros, eros in a noble sense, leads them to contemplative life and in opposition to the things of the city. Plato's attentive reader, the potential philosopher, being able to understand this message learns about the nature and limits of political things. He learns that the thirst for justice, in all its intensity, cannot be quenched by political ideals, but by philosophical life, the truly just life, which is withdrawn life.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMétodo de Leo Strausspor
dc.subjectIroniapor
dc.subjectAbstração do erospor
dc.subjectLeo Strauss' methodeng
dc.subjectIronyeng
dc.subjectEros abstractioneng
dc.titleO método de Leo Strauss de leitura dos diálogos de Platão: um estudo a partir da Repúblicapor
dc.title.alternativeThe Leo Strauss method of reading Plato's dialogues: a study from the Republiceng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho é consagrado ao método de Leo Strauss de leitura dos diálogos de Platão. Nele, nós reconstruímos o método de Stauss de forma pedagógica, isto é, conjuntamente com a famosa e controversa interpretação de Strauss da República, com o fim de elucidar a própria “práxis” (a operação ou funcionamento) da hermenêutica do autor. Tal como interpretamos esse método, ele consiste em três princípios gerais: i) ironia, ii) comicidade e iii) necessidade logográfica. Baseada nestes princípios, se trata de uma leitura que aborda os diálogos de Platão tendo como foco principal mais a dramaticidade destes que seu conteúdo filosófico. Por esta razão, o “Strauss leitor de Platão” faz parte da (recente) tradição dialógica de leitura dos diálogos, a qual revisita e revive a questão literária e dramática dos escritos platônicos. Assim sendo, é imprescindível, sobretudo para o leitor não familiarizado com a abordagem de Strauss, que se entenda a relação de estrita vinculação e dependência entre o seu modo de ler os diálogos e a interpretação da República (Politeia) por ele proposta. A interpretação de Strauss da Politeia é dramática, se volta para o enredo e para a ação desta. Segundo ele, a ação principal do diálogo é a ação de Gláucon, que concerne à remissão da ambição política extrema. É também a purgação do leitor de Platão, que passa pela mesma catarse do personagem. Esse propósito é alcançado pelo Sócrates de Platão através do “experimento” da kallipolis, que, se bem entendido, serve para mostrar os limites e a natureza da realidade política ou da cidade (polis). A cidade bela, ao ver de Strauss, é irônica, pois dissimula deliberadamente a respeito do corpo ou é construída em abstração ou desprezo proposital do eros. A realidade erótica-afetiva do homem (chamemos corporeidade) mostra que a kallipolis, que requer a comunidade da propriedade e da família, é impossível, isso porque não se pode ultrapassar as limitações impostas pelo corpo. Igualmente, o eros dos filósofos, o eros em sentido nobre, os conduz à vida contemplativa e em oposição às coisas da cidade. O leitor atento de Platão, o filósofo potencial, sendo capaz de entender essa mensagem aprende sobre a natureza e limites das coisas políticas. Aprende que a sede de justiça, em toda sua intensidade, não pode ser saciada pelos ideais políticos, mas pela vida filosófica, a vida verdadeiramente justa, que é a vida retirada.por
dc.contributor.advisor1Silva, José Lourenço Pereira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8133358460835506por
dc.contributor.referee1Baracat Júnior, José Carlos
dc.contributor.referee2Altman, William Henry Furness
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3501505202892064por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International