Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossato, Marivane Vestena
dc.creatorAmbrós, Francesca Rosa
dc.creatorTrevisan, Francieli Secretti
dc.date.accessioned2022-06-14T14:23:43Z
dc.date.available2022-06-14T14:23:43Z
dc.date.issued2013-07-22
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24761
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2013por
dc.description.abstractCorporate social responsibility is no longer an option to become a matter of survival strategy for companies. That is the reality of the company under study now to invest in social responsibility since 1997. The objective of this study was to analyze the representativeness of the social and environmental investments to the economic and financial results of the Mediatrix Express. The company Mediatrix Express Ltda. was chosen for its tradition of investing in projects and environmental initiatives. Thus, we analyzed the Social Reports containing information on social investments, internal, external and environmental period 2005-2009. For this work, we used the so-called descriptive research, qualitative and quantitative and documentary, transforming data into information provided by the company, by adapting the model proposed by IBASE Social and analysis of social indicators, internal, external and environment with the net revenue, operating income, the Gross Payroll and Net Income. The results show that the External Social Indicators have greater representation to Social Bookmarks before the internal Revenue and Net Income for the year. The Environmental Indicators do not show up significantly compared to the economic and financial results being lower than other investments.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResponsabilidade socialpor
dc.subjectRepresentatividade econômicapor
dc.subjectBalanço socialpor
dc.subjectSocial responsibilityeng
dc.subjectEconomic representationeng
dc.subjectSocial balanceeng
dc.titleRepresentatividade econômica dos investimentos sociais e ambientais: um estudo de casopor
dc.title.alternativeRepresentation of economic social and environmental investments: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoA responsabilidade social empresarial deixou de ser uma opção para se tornar uma questão de estratégia de sobrevivência para as empresas. Essa é a realidade da empresa, objeto do estudo que passou a investir em ações de responsabilidade social desde 1997. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a representatividade dos investimentos sociais e ambientais perante o resultado econômico-financeiro da Expresso Medianeira. A empresa Expresso Medianeira Ltda. foi escolhida pela sua tradição de investimentos em projetos e ações socioambientais. Dessa forma, foram analisados os Balanços Sociais contendo as informações sobre os investimentos sociais internos, externos e ambientais do período de 2005 a 2009. Para a realização deste trabalho, utilizou-se das pesquisas denominadas descritiva, quali-quantitativa e documental, transformando os dados fornecidos pela empresa em informações, através da adequação ao modelo de Balanço Social proposto pelo IBASE e da análise dos indicadores sociais internos, externos e ambientais com a Receita Líquida, o Resultado Operacional, a Folha de Pagamento Bruta e o Lucro Líquido. Os resultados obtidos demonstram que os Indicadores Sociais Externos possuem representatividade maior que os Indicadores Sociais internos perante a Receita Líquida e o Resultado do Exercício. Os Indicadores Ambientais não apresentam-se de forma significativa comparados aos resultados econômico-financeiro, sendo inferiores aos outros investimentos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto