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dc.contributor.advisorSpecht, Luciano Pivoto
dc.contributor.advisorBrondani, Chaveli
dc.creatorVieira, Jéssica da Silva
dc.date.accessioned2022-06-14T14:34:04Z
dc.date.available2022-06-14T14:34:04Z
dc.date.issued2022-03-28
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24778
dc.description.abstractThe paving branch is constantly developing, seeking to update its techniques adjusted to the preservation of the environment, thus improving the conditions of execution and quality of the mixtures, becoming increasingly popular. Among these techniques, warm mix asphalt (WMA) bring a positive impact and several benefits when compared to conventional hot mix asphalt. The use of warm mix asphalt allows the reduction of manufacturing and compaction temperatures usually used in hot mix asphalt. As the objective of this research, the behavior of warm mix asphalt, using conventional binder and surfactant additives, was analyzed from laboratory tests. Thus, the characterization tests of the stone materials carried out approved the use of these granular materials in the mixture and they are following (as DAER A range). Dosed by the Marshall methodology, it was possible to determine the percentage of asphalt binder used and after the molded specimens, stability/creep tests were performed. Finally, still as a methodology in this research, were submitted to the following tests: Diametral Tensile Strength (RT) and Resilience Module (MR). As a result, the compaction temperature reduction of 15°C and 30°C of the reference mixture, in the different compositions with the additives used, brought adequate results and values very close to the conventional binder. The values found for RT and MR are in accordance with the literature and the stone materials used have satisfactory characteristics, and can be used in the mixture without the need for adjustment. In this way, the benefits of warm mix are very advantageous and as proven in this study, the surfactant additives evaluated are two options presents in the market.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMistura mornapor
dc.subjectTemperatura de compactaçãopor
dc.subjectEnsaios mecânicospor
dc.subjectAditivos surfactantespor
dc.subjectWarm mixeng
dc.subjectCompaction temperatureeng
dc.subjectMechanical testseng
dc.subjectSurfactant additiveseng
dc.titleEstudo laboratorial de misturas asfálticas mornas com a utilização de aditivos surfactantespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoramo da pavimentação está em constante desenvolvimento, procurando atualizar suas técnicas ajustadas à preservação do meio ambiente, assim melhorando as condições de execução e qualidade das misturas, se tornando cada vez mais populares. Em meio as essas técnicas, as misturas mornas apresentam um impacto positivo e vários benefícios quando comparadas às misturas convencionais. O emprego dessas misturas, permite a redução das temperaturas de usinagem e compactação usualmente empregadas nas misturas a quente. Como objetivo dessa pesquisa, foram analisados a partir de ensaios laboratoriais o comportamento das misturas asfálticas mornas, utilizando ligante convencional e aditivos surfactantes. Desse modo, os ensaios de caracterização dos materiais pétreos realizados aprovaram a utilização desses materiais granulares na mistura e os mesmos estão em conformidade com a Faixa A do DAER. A partir do método Marshall, foi possível determinar a porcentagem de ligante asfáltico utilizado e após os corpos de prova moldados, ensaios de estabilidade/fluência foram realizados. Por fim, ainda como metodologia nessa pesquisa realizaram-se ensaios mecânicos como resistência a tração por compressão diametral (RT) e módulo de resiliência (MR). Como resultado, a redução de temperatura de compactação de 15°C e 30°C da mistura referência, nas diferentes composições com os aditivos utilizados trouxeram resultados adequados e valores muito próximos do ligante convencional. Os valores encontrados de RT e MR estão em conformidade com a literatura e os materiais pétreos utilizados apresentam características satisfatórias, podendo ser utilizados na mistura sem necessidade de adequação. Dessa forma, os benefícios das misturas mornas são muitos vantajosos e como comprovado nesse estudo os aditivos surfactantes avaliados são duas opções presentes no mercado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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