Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaggioni, Fabiano
dc.creatorGassen, Eduarda
dc.date.accessioned2022-06-14T17:08:01Z
dc.date.available2022-06-14T17:08:01Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24822
dc.description.abstractThe present paper consists in the elaboration of an experimental project that aims to build a recreation of antique cigarette packages, dated between the 1960s and the 2000s, based from a nostalgic conception, as an advertising strategy. As the theoretical basis, sources that more specifically address each scope of the proposal were studied. On nostalgia, studies by Carvalho (2019) and Sedikides (2008) are used. Within the design and creation of packaging, Camargo and Negrão (2008) and Mestriner (2002) are featured. On the tobacco industry, texts by Reis (2012), Lobianco (2018) and Campos Toscano (2017) are explored. Meanwhile, the methodological process chosen to support the project is the UAM packaging creation method, presented by Camargo and Negrão in their book, “Packaging design: from marketing to production” (2008), which consists of five steps: case, problem, hypothesis, design and production. Thus, it becomes possible to build a well-structured project of recreation, which follows the nostalgic principles that these cigarette labels go back to, but within the current reality and context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectNostalgiapor
dc.subjectEmbalagempor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectCigarropor
dc.subjectPackagingeng
dc.subjectCigarreteeng
dc.titleDe volta para o passado-futuro: a releitura de embalagens de cigarro com ênfase nostálgica no legado da indústria fumageirapor
dc.title.alternativeBack to the past-future: the reinterpretation of cigarettes packaging with a nostalgic emphasis in the legacy of the tobacco industrieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoO presente trabalho consiste na elaboração de um projeto experimental que busca fazer uma recriação de embalagens de cigarro antigas, datadas entre as décadas de 1960 e 2000, a partir de uma concepção nostálgica, como estratégia publicitária. Como base teórica, foram estudadas fontes que abordam mais especificamente cada âmbito da proposta. Sobre a nostalgia, são utilizados os estudos de Carvalho (2019) e Sedikides (2008). Dentro do design e criação de embalagens, traz-se Camargo e Negrão (2008) e Mestriner (2002). Já sobre a indústria tabagista, são explorados os textos de Reis (2012), Lobianco (2018) e Campos-Toscano (2017). Enquanto isso, o processo metodológico escolhido para amparar o projeto é o método de criação de embalagens UAM, apresentado por Camargo e Negrão em seu livro “Design de embalagem: do marketing à produção” (2008), que consiste em cinco etapas: caso, problema, hipótese, projeto e produção. Assim, torna-se possível a construção de um projeto de recriação bem estruturado, que siga os princípios nostálgicos que essas carteiras de cigarro remontam, mas dentro da realidade e o contexto atual.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto