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dc.contributor.advisorNunes, Raul Ceretta
dc.contributor.advisorPozzer, Cesar Tadeu
dc.creatorPaul, Ricardo Luiz
dc.date.accessioned2022-06-15T13:04:14Z
dc.date.available2022-06-15T13:04:14Z
dc.date.issued2014-12-03
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24864
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2014.por
dc.description.abstractDriving simulators have been gaining ground in the training of new drivers. This kind of tool provides a training directed to specific situations, enabling new drivers to guide in traffic. Considering training for motorcycle riders, the use of simulators has the advantage of not exposing the driver to potential accidents. Simulators should represent the real environment as close as possible to be considered as a valid tool for training. The search for reality is a constant within simulators, since the complexity of translating the real world into a computer system, requiring a high degree of processing, mapping, integration and synchronization in order to build an effective driving simulator. This work aims at the development of a motorcycle simulator with emphasis on synchronization between events occurred in a motorcycle simulation scenario, and also performing movements in a prototype of the Motion Platform. Due to the complexity, in this work we adopted a game engine to ease scenario construction, as well representation of moving entities and communication with the Motion Platform. It is also necessary to use the Arduino to prototype a Motion Platform.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSimuladorpor
dc.subjectMotioneng
dc.subjectMotocicletapor
dc.titleDesenvolvimento de um case para simulação de motocicletapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoSimuladores de direção vêm ganhando espaço no treinamento de novos motoristas. Esta ferramenta proporciona um treinamento direcionado à situações específicas, capacitando novos condutores à circular no trânsito. Considerando o treinamento para pilotos de motocicletas, o uso de simuladores tem a vantagem de não expor o condutor a possíveis acidentes. Para simuladores serem válidos no treinamento de condutores é necessário que o simulador, como um todo, represente o mais próximo possível a realidade. A busca pela realidade é uma constante no âmbito de simuladores, pois a dificuldade de transformação do mundo real em um sistema de computador exige alto grau de processamento, mapeamento, integração e sincronização afim de obter uma ferramenta de simulação para direção veicular. Este trabalho visa desenvolver um simulador de motocicleta com ênfase na sincronização entre, eventos decorridos em um cenário de simulação de motocicleta, e, a realização de movimentos em um protótipo da Plataforma de Movimentos (motion). Por ser um sistema complexo, no desenvolvimento deste trabalho é necessária a utilização de uma game engine para construção do cenário, movimentação de objetos inseridos no cenário e comunicação com a Plataforma de Movimentos. Também faz-se necessário a utilização da plataforma Arduino para prototipação de uma Plataforma de Movimentos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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