Show simple item record

dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorSantos, Juliane Bairros dos
dc.date.accessioned2022-06-22T12:02:14Z
dc.date.available2022-06-22T12:02:14Z
dc.date.issued2021-12-06
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24980
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe Pampa biome is among the six Brazilian biomes and has great biodiversity, however it is one of the biomes that suffers most from the environmental crisis, especially with the rapid degradation of its natural landscapes. In addition, it is one of the most neglected biomes in Brazil, even by its inhabitants, generating a lack of knowledge about the environment. Environmental education is an important process to awaken people to the importance of the Pampa and its biodiversity. This work aims to raise awareness among science/biology teachers about the biodiversity of the Pampa biome, proposing a reflection based on their experiences in teaching this theme. We also hope to find out which strategies these teachers are using to adapt their classes to the remote teaching caused by the COVID-19 pandemic. The research is qualitative and descriptive, and the methodology relied on an online questionnaire, containing seven questions, which were answered by seven biology teachers. Through the analysis of the results, it was concluded that the teachers have knowledge about the concepts of biodiversity and the pampa biome, although in a generalized way, and cite the lack of adequate material and the heavy workload as challenges in teaching the subject. As facilitating alternatives, they use activities more related to the reality of the learner. As for remote teaching, the teachers consider unequal access to the Internet and the more restricted relationship with students as the main challenges, and use shorter activities where the student can be more active in the learning process as a class strategy to facilitate learning in remote teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDocentespor
dc.subjectEducandospor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectPampapor
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectStudentseng
dc.subjectRemote teachingeng
dc.subjectStrategieseng
dc.titleEnsino de biodiversidade do bioma Pampa mediado pela educação ambiental: efeitos em tempos de ensino remotopor
dc.title.alternativeTeaching biodiversity of the Pampa biome mediated by environmental education: effects in times of remote educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO bioma Pampa está entre os seis biomas brasileiros e possui uma grande biodiversidade, entretanto é um dos que mais sofrem com a crise ambiental, principalmente com a rápida degradação das suas paisagens naturais. Somando-se a isso, é um dos biomas mais negligenciados do Brasil, até mesmo pelos seus habitantes, gerando o desconhecimento do ambiente. A educação ambiental é um importante processo para buscar este despertar em relação a importância do Pampa e sua biodiversidade. Este trabalho tem como objetivo, sensibilizar docentes de ciências/biologia sobre a biodiversidade do bioma Pampa, propondo uma reflexão com base em suas vivências no ensino deste tema. Espera-se também, descobrir quais estratégias estes docentes estão utilizando, para adaptar suas aulas ao ensino remoto, ocasionado pela pandemia do COVID-19. A pesquisa é qualitativa e descritiva, a metodologia contou com um questionário online, contendo sete questões, que foram respondidas por sete docentes de biologia. Através da análise dos resultados, concluiu-se que os docentes têm conhecimento sobre os conceitos de biodiversidade e bioma pampa, ainda que de maneira generalizada, e citam a falta de material adequado e carga horária árdua como desafios no ensino do tema. Como alternativas facilitadoras, usam atividades mais relacionadas à realidade do educando. Quanto ao ensino remoto, os docentes consideram o acesso desigual a internet e o relacionamento mais restrito com os alunos, os principais desafios, e usam atividades mais curtas, onde o aluno possa ser mais ativo no processo de aprendizagem, como estratégia em aula, para facilitar o aprendizado no ensino remoto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.