Navegação Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM) por unidade "Centro de Educação"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 918
-
Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida
(2019-01-15)A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) e ao Grupo de Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de Práticas ... -
Trajetórias escolares de estudantes surdos e seusefeitos nos processos inclusivos no ensino superior
(2018-07-16)Este trabalho tem o objetivo de compreender quais os efeitos das trajetórias escolares de estudantes surdos no contexto do Ensino Superior, no caso deste estudo, na Universidade Federal de Santa Maria. Para isso, foi ... -
Da elaboração de um LMOOC de proficiência em leitura em língua espanhola
(2022-08-31)Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um LMOOC: curso massivo aberto e online de Língua Espanhola para fins específicos, qual seja, suficiência em leitura em língua estrangeira. Para tanto, utilizou-se a ... -
Gestão democrática e eleição de diretores em escolas de educacão infantil: estudo de caso na rede municipal de Santa Maria/RS
(2018-08-30)Esta dissertação foi desenvolvida no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Pública e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo geral foi analisar como se consolidam as ... -
Ludicidade e tecnologias na alfabetização: uma metodologia para o ensino híbrido
(2022-08-18)Esse estudo, vinculado ao Curso de PG em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Mestrado Profissional, da Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2), aborda a temática da Alfabetização ... -
Antropofagia cultural brasileira: uma conversa intercultural sobre formação do professor/a e educação musical
(2018-06-08)Ao devorar a proposta filosófica da Antropofagia Cultural Brasileira o leitor deparará com as definições da Antropofagia literal e Antropofagia literária. A partir dessas se concebe uma proposta Antropofágica de Educação ... -
As (im)possibilidades do ensino colaborativo nos anos finais do ensino fundamental
(2018-10-05)Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva – GEPEIN e tem como objetivo analisar como os professores dos anos finais do Ensino Fundamental ... -
Crisálida: um website como proposta colaborativa de formação
(2023-03-31)Este trabalho está ligado à linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede (LP1) do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ... -
O imaginário e a estética do cinema na formação de professores da educação de jovens e adultos da escola Dr. Romário Araújo de Oliveira
(2019-09-30)A investigação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Docência, Saberes e Desenvolvimento ... -
Um estudo sobre o ensino de História da Arte em licenciaturas em Artes Visuais do Rio Grande do Sul
(2018-07-30)Resumo: Esta dissertação discute o ensino de História da Arte em licenciaturas em Artes Visuais do estado do Rio Grande do Sul. Tal pesquisa, que situa-se metodologicamente como de abordagem qualitativa e exploratória, ... -
Fazendo música juntos: narrativas de integrantes do conjunto de flautas doces da UERGS
(2019-07-19)A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, dentro da linha de pesquisa Educação e Artes e está vinculada ao grupo de pesquisa NarraMus. A estrutura ... -
Por uma docência institucionária: professores(as)- formadores(as) dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha e seus processos auto(trans)formativos
(2019-01-17)Esta tese de Doutorado em Educação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). O objetivo principal da pesquisa foi compreender os processos constitutivos ... -
O resgate da motivação do aluno: desafios para os professores de língua inglesa
(2002-08)Não foi possível inserir o resumo. -
O professor na crise: os saberes da docência diante da dor do outro
(2016-11-11)A presente dissertação foi delineada com base na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Em ... -
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
(2014-03-24)Este estudo teve como objetivo analisar a formação continuada dos professores de Educação Física de uma escola de Santa Maria (RS), identificando os saberes docentes por eles (re)construídos na sua prática pedagógica. ... -
O direito à educação como "ioiô" das políticas que ampliam a obrigatoriedade da educação básica
(2018-03-02)Esta tese de doutorado objetivou analisar as relações entre o direito à Educação e a obrigatoriedade, considerando a legislação que torna obrigatória a Educação Básica (EB) no Brasil, dos 4 aos 17 anos de idade e as ... -
Rede de colaboração entre bibliotecas da UNIPAMPA para o compartilhamento de materiais em formato digital acessível para usuários com deficiência visual – uma proposta de implantação
(2019-08-20)Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa ... -
Um estudo sobre as necessidades formativas dos professores de Filosofia na rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria
(2007-06-26)Esta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Nosso objetivo foi verificar quais são ... -
Formação continuada de professores: indicadores para uma política na Rede Municipal de Itaara
(2019-08-23)Esta pesquisa tem como foco as experiências de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores da rede municipal de Itaara. O estudo vincula-se ao Mestrado Profissional/UFSM na Linha de Pesquisa 2 - Gestão ... -
O processo de ensino e aprendizado do desenho com dois adolescentes
(2002-12-02)Esta dissertação que se insere na linha de pesquisa do Núcleo Temático Educação e Arte, do Programa de Pó-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetiva contribuir para o entendimento ...