Navegação Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM) por orientadores "Negrini, Tatiane"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
O processo de inclusão na educação infantil: estudo de uma escola do município de Cachoeira do Sul/RS
(2022-03-04)O presente estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, e surgiu ... -
Reflexões sobre inclusão e formação docente de uma comunidade escolar da rede pública municipal de Santa Maria-RS
(2021-12-03)Concebendo uma perspectiva inclusiva de ensino como importante estratégia na tentativa de buscar uma solução para a problemática das evasões numa escola pública, a pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Políticas ... -
O reconhecimento do estudante com altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro do autismo: o contexto do ensino superior
(2023-01-27)O presente trabalho trata sobre o reconhecimento das características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estudantes inseridos no ensino superior. Essa dissertação foi ... -
O programa GEIM – Grupo de Enriquecimento das Inteligências Múltiplas e o desenvolvimento de alunos com altas habilidades/superdotação
(2023-12-18)O atendimento ao sujeito com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), pode ser realizado para além do ambiente escolar, com vistas a suprir suas necessidades educacionais. Tendo em vista um cenário em que ... -
Adolescentes com altas habilidades/superdotação do tipo produtivo-criativo: diálogos entre o autoconceito e a trajetória escolar
(2022-10-10)Ao pesquisar a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) do tipo produtivo-criativo, depara-se com um número crescente de estudos, assim como quando observa-se os dados do Censo, onde há um número crescente de ... -
De pedagogo para pedagogo: diálogos a respeito da criança com altas habilidades/ superdotação
(2022-10-14)Ao se pesquisar sobre as pessoas com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) a literatura apresenta escritas sobre seu processo de identificação, os mitos que os rodeiam, e a falta de conhecimento dos professores ... -
O ensino colaborativo como propulsor para o processo de identificação de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação
(2023-12-19)Um dos desafios da escola é uma efetiva inclusão de todos os estudantes, e o ensino colaborativo surge como uma prática facilitadora deste processo. Desta forma, a questão que conduz esta pesquisa é como o ensino ...