dc.creator | Rossato, Marisa Bertoldo | |
dc.date.accessioned | 2022-06-22T18:56:27Z | |
dc.date.available | 2022-06-22T18:56:27Z | |
dc.date.issued | 2022-02-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25021 | |
dc.description.abstract | The research theme is entitled Cultural Heritage in the district of Vale Veneto, São João do
Polêsine/RS: stories and characters told in a textbook. In order to carry out this work, a bibliographic
research was carried out to provide a theoretical basis for the topic in question,
deepening the themes related to the oral memory of the residents of this locality. With the
Heritage Education support, we sought to awaken in the fourth and fifth grade students of
the Padre Rafael Iop State Elementary School the curiosity to learn about their community’s
heritage, as well as to value and preserve the memory of the local historical heritage, as told
by the older residents. The research was carried out due to the opening of extra vacancies
by the Postgraduate Course in Cultural Heritage of the University Federal of Santa Maria,
linked to the Fourth Colony Geopark, giving teachers the opportunity to continue their studies
by taking a master’s degree. The final product of this dissertation was a textbook that
can be used by all schools in the region to deepen the knowledge about Cultural Heritage,
Heritage Education, and Memory, in a language accessible to students from nine to eleven
years old. The research on the oldest buildings in Vale Vêneto, a district of São João do
Polêsine, also emphasizes the history of Italian immigration in the town where immigrants
build their houses with the dream of improving their families’ lives. These residences have
meanings that are transformed within the living space. We seek to value the memory of
these residences by disclosing the stories that happened and were lived by the older residents
of this community in the textbook. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação patrimonial | por |
dc.subject | Vale Vêneto | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Geoparque Quarta Colônia | por |
dc.subject | Heritage education | eng |
dc.subject | Memory | eng |
dc.subject | Fourth Colony Geopark | eng |
dc.title | O patrimônio cultural no distrito de Vale Vêneto, São João do Polêsine/RS: histórias e personagens contadas num caderno didático | por |
dc.title.alternative | Cultural heritage in the district of Vale Veneto, São João do Polêsine/RS: stories and characters told in a textbook | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A temática da pesquisa intitula-se O Patrimônio Cultural no distrito de Vale Vêneto, São
João do Polêsine/RS: histórias e personagens, contadas num caderno didático. Para realizar
este trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica para embasamento teórico do tema
abordado, aprofundando os temas relacionados com a memória oral dos moradores desta
localidade. Com o apoio da Educação Patrimonial, buscou-se despertar, nos alunos do
quarto e quinto ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Rafael Iop, a curiosidade
em conhecer o patrimônio da sua comunidade, bem como valorizar e preservar
a memória do patrimônio histórico local, contadas pelos nonos e nonas. A pesquisa foi
realizada devido a abertura de vagas extras pelo curso de Pós-Graduação em Patrimônio
Cultural da Universidade Federal de Santa Maria, vinculado ao Geoparque Quarta Colônia,
dando oportunidade aos professores continuarem os estudos realizando o mestrado.
O produto final desta dissertação foi um caderno didático que pode ser utilizado por todas
as escolas da região para aprofundar o conhecimento sobre Patrimônio Cultural, Educação
Patrimonial e Memória, numa linguagem acessível para os alunos de nove a onze anos
de idade. A pesquisa sobre as edificações mais antigas de Vale Vêneto, distrito de São
João do Polêsine, também dá ênfase a história da imigração italiana no município onde
os imigrantes constroem suas casas com o sonho de melhorar a vida de suas famílias.
Essas residências possuem significados que se transformam dentro do espaço de habitar.
Busca-se valorizar a memória destas residências divulgando as histórias que aconteceram
e que foram vividas pelos nonos e nonas desta comunidade no caderno didático. | por |
dc.contributor.advisor1 | Borin, Marta Rosa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5887358764231724 | por |
dc.contributor.referee1 | Padoin, Maria Medianeira | |
dc.contributor.referee2 | Schiavon, Carmen Gessilda Burget | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7451954462801141 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |