Mostrar registro simples

dc.creatorRossato, Marisa Bertoldo
dc.date.accessioned2022-06-22T18:56:27Z
dc.date.available2022-06-22T18:56:27Z
dc.date.issued2022-02-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25021
dc.description.abstractThe research theme is entitled Cultural Heritage in the district of Vale Veneto, São João do Polêsine/RS: stories and characters told in a textbook. In order to carry out this work, a bibliographic research was carried out to provide a theoretical basis for the topic in question, deepening the themes related to the oral memory of the residents of this locality. With the Heritage Education support, we sought to awaken in the fourth and fifth grade students of the Padre Rafael Iop State Elementary School the curiosity to learn about their community’s heritage, as well as to value and preserve the memory of the local historical heritage, as told by the older residents. The research was carried out due to the opening of extra vacancies by the Postgraduate Course in Cultural Heritage of the University Federal of Santa Maria, linked to the Fourth Colony Geopark, giving teachers the opportunity to continue their studies by taking a master’s degree. The final product of this dissertation was a textbook that can be used by all schools in the region to deepen the knowledge about Cultural Heritage, Heritage Education, and Memory, in a language accessible to students from nine to eleven years old. The research on the oldest buildings in Vale Vêneto, a district of São João do Polêsine, also emphasizes the history of Italian immigration in the town where immigrants build their houses with the dream of improving their families’ lives. These residences have meanings that are transformed within the living space. We seek to value the memory of these residences by disclosing the stories that happened and were lived by the older residents of this community in the textbook.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectVale Vênetopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectGeoparque Quarta Colôniapor
dc.subjectHeritage educationeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectFourth Colony Geoparkeng
dc.titleO patrimônio cultural no distrito de Vale Vêneto, São João do Polêsine/RS: histórias e personagens contadas num caderno didáticopor
dc.title.alternativeCultural heritage in the district of Vale Veneto, São João do Polêsine/RS: stories and characters told in a textbookeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA temática da pesquisa intitula-se O Patrimônio Cultural no distrito de Vale Vêneto, São João do Polêsine/RS: histórias e personagens, contadas num caderno didático. Para realizar este trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica para embasamento teórico do tema abordado, aprofundando os temas relacionados com a memória oral dos moradores desta localidade. Com o apoio da Educação Patrimonial, buscou-se despertar, nos alunos do quarto e quinto ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Rafael Iop, a curiosidade em conhecer o patrimônio da sua comunidade, bem como valorizar e preservar a memória do patrimônio histórico local, contadas pelos nonos e nonas. A pesquisa foi realizada devido a abertura de vagas extras pelo curso de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria, vinculado ao Geoparque Quarta Colônia, dando oportunidade aos professores continuarem os estudos realizando o mestrado. O produto final desta dissertação foi um caderno didático que pode ser utilizado por todas as escolas da região para aprofundar o conhecimento sobre Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Memória, numa linguagem acessível para os alunos de nove a onze anos de idade. A pesquisa sobre as edificações mais antigas de Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine, também dá ênfase a história da imigração italiana no município onde os imigrantes constroem suas casas com o sonho de melhorar a vida de suas famílias. Essas residências possuem significados que se transformam dentro do espaço de habitar. Busca-se valorizar a memória destas residências divulgando as histórias que aconteceram e que foram vividas pelos nonos e nonas desta comunidade no caderno didático.por
dc.contributor.advisor1Borin, Marta Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887358764231724por
dc.contributor.referee1Padoin, Maria Medianeira
dc.contributor.referee2Schiavon, Carmen Gessilda Burget
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7451954462801141por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International