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dc.contributor.advisorFreitas, Luiz Antônio Rossi de
dc.creatorPotrich, Ani Caroline
dc.creatorLinhares, Tamara da Silva
dc.date.accessioned2022-06-27T14:32:00Z
dc.date.available2022-06-27T14:32:00Z
dc.date.issued2009-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25101
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2009por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectContas a receberpor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectCapital de giropor
dc.subjectPolítica de créditopor
dc.titleGestão de contas a receber no comércio varejista de materiais de construção: um estudo de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoAs empresas varejistas no ramo de materiais de construção têm sido importantes e representativas, pois oferecem condições de incremento à economia nacional. Uma das áreas essenciais neste segmento é a administração das contas a receber, que tem por finalidade prevenir e planejar os investimentos disponibilizados aos seus clientes. Com isso, o objetivo fundamental deste estudo de caso foi a identificação da estrutura e avaliação da conduta da gestão de contas a receber, em uma empresa de materiais de construção, localizada em Santa Maria-RS. Identificando suas deficiências e propondo a elaboração de uma metodologia que atenda às necessidades específicas da instituição. O estudo foi realizado através da coleta de dados junto aos registros da empresa, resultados contábeis e entrevistas com proprietários e colaboradores ligados ao setor, além de uma observação aberta de todo o processo de concessão de crédito. Os resultados permitiram identificar aqueles parâmetros ineficientes do atual modelo e sugerir as alterações necessárias. A partir disto, pode-se afirmar que a empresa em estudo necessita da adoção de uma política de crédito mais específica e clara, a fim de atender aos clientes, de acordo com suas exigências, proporcionando um melhor gerenciamento e controle de seus recursos financeiros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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