dc.contributor.advisor | Daronco, Luciane Sanchotene Etchepare | |
dc.creator | Valcorte, Jonathas | |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T13:09:30Z | |
dc.date.available | 2022-07-07T13:09:30Z | |
dc.date.issued | 2022-01-26 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25273 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This work aims to reflect on the evaluation of Physical Education at School from the development and discussion of criteria and evaluation instruments for an object of knowledge (content). For this, in the theoretical foundation, there is an overview of the Common National Curriculum Base (2018), as well as Physical Education in this document. Then, the theme of evaluation is discussed. In the methodology, a didactic sequence proposal is conceptualized and presented (ZABALA, 1998; OLIVEIRA, 2013), built taking into account the formative assessment (ZABALA, 1998; PERRENOUD, 1999; SACRISTÁN, 2011). The main results point to the effective possibility of carrying out this type of assessment in the discipline, using different instruments that encompass the three dimensions that must be assessed in Physical Education at School, due to its link with human movement and the relationship with movement body culture: cognitive, motor and attitudinal (DARIDO E SOUZA JR, 2007). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Assessment | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.title | Possibilidade de avaliação em Educação Física Escolar | por |
dc.title.alternative | Possibility of assessment in School Physical Education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva refletir a respeito da avaliação na Educação Física Escolar a partir da elaboração e discussão de critérios e instrumentos avaliativos para um objeto de conhecimento (conteúdo). Para isso, na fundamentação teórica, há um panorama geral sobre a Base Nacional Comum Curricular (2018), bem como a Educação Física nesse documento. Em seguida, discute-se sobre a temática da avaliação. Na metodologia, conceitua-se e apresenta-se uma proposta de sequência didática (ZABALA, 1998; OLIVEIRA, 2013), construída levando em consideração a avaliação formativa (ZABALA, 1998; PERRENOUD, 1999; SACRISTÁN, 2011). Os principais resultados apontam para a efetiva possibilidade de realizar esse tipo de avaliação na disciplina, a partir de diferentes instrumentos que englobem as três dimensões que devem ser avaliadas na Educação Física Escolar, em função do seu vínculo com o movimento humano e a relação com a cultura corporal do movimento: cognitiva, motora e atitudinal (DARIDO E SOUZA JR, 2007). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |