Show simple item record

dc.contributor.advisorDaronco, Luciane Sanchotene Etchepare
dc.creatorValcorte, Jonathas
dc.date.accessioned2022-07-07T13:09:30Z
dc.date.available2022-07-07T13:09:30Z
dc.date.issued2022-01-26
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25273
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the evaluation of Physical Education at School from the development and discussion of criteria and evaluation instruments for an object of knowledge (content). For this, in the theoretical foundation, there is an overview of the Common National Curriculum Base (2018), as well as Physical Education in this document. Then, the theme of evaluation is discussed. In the methodology, a didactic sequence proposal is conceptualized and presented (ZABALA, 1998; OLIVEIRA, 2013), built taking into account the formative assessment (ZABALA, 1998; PERRENOUD, 1999; SACRISTÁN, 2011). The main results point to the effective possibility of carrying out this type of assessment in the discipline, using different instruments that encompass the three dimensions that must be assessed in Physical Education at School, due to its link with human movement and the relationship with movement body culture: cognitive, motor and attitudinal (DARIDO E SOUZA JR, 2007).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectAssessmenteng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titlePossibilidade de avaliação em Educação Física Escolarpor
dc.title.alternativePossibility of assessment in School Physical Educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste trabalho objetiva refletir a respeito da avaliação na Educação Física Escolar a partir da elaboração e discussão de critérios e instrumentos avaliativos para um objeto de conhecimento (conteúdo). Para isso, na fundamentação teórica, há um panorama geral sobre a Base Nacional Comum Curricular (2018), bem como a Educação Física nesse documento. Em seguida, discute-se sobre a temática da avaliação. Na metodologia, conceitua-se e apresenta-se uma proposta de sequência didática (ZABALA, 1998; OLIVEIRA, 2013), construída levando em consideração a avaliação formativa (ZABALA, 1998; PERRENOUD, 1999; SACRISTÁN, 2011). Os principais resultados apontam para a efetiva possibilidade de realizar esse tipo de avaliação na disciplina, a partir de diferentes instrumentos que englobem as três dimensões que devem ser avaliadas na Educação Física Escolar, em função do seu vínculo com o movimento humano e a relação com a cultura corporal do movimento: cognitiva, motora e atitudinal (DARIDO E SOUZA JR, 2007).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.