dc.contributor.advisor | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.creator | Gottin, Vinícius Michel | |
dc.date.accessioned | 2022-07-13T14:18:45Z | |
dc.date.available | 2022-07-13T14:18:45Z | |
dc.date.issued | 2010-12-10 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25318 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Considering the difficulty of learning, as an OpenGL programmer, the effect of
the several internal state variables of this API in a rendered scene, as well as the
difficulty of composing three-dimensional objects in code description of OpenGL
calls; this project aims to produce an educational tool to allow the composition of
graphic primitives in an educational environment that focuses on concepts of
OpenGL. Thus, in order to step over these difficulties, the objective of the present
work is to produce a C/C++ code exportation feature from an editing and visualization
interface of 3D vertexes and primitives. The project followed and incremental pattern,
counting with the building of a prototype before the final implementation started. This
allowed for modularization and ease of future expansion. The SCV API for the
composition of GUIs was applied, in order to validate its use in more complex
software. The results satisfy the proposed objectives, and the project presents
various possibilities of expansion. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | OpenGL | eng |
dc.subject | SCV | por |
dc.subject | Computação gráfica | por |
dc.subject | Composição | por |
dc.subject | Ferramenta educativa | por |
dc.title | Drawtex SCV: uma ferramenta educativa para a composição de primitivas gráficas OpenGL com exportação de código C/C++ | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Considerando-se a dificuldade do programador OpenGL aprendiz em
compreender o efeito das diversas variáveis e estados internos da API no resultado
final de uma renderização, bem como a dificuldade de compor objetos
tridimensionais em código a partir de chamadas de desenho do OpenGL; o objetivo
deste projeto é produzir uma ferramenta especificamente com o propósito de permitir
a composição de primitivas gráficas em um ambiente que proporcione o aprendizado
necessário sobre o OpenGL. Assim, para sanar estas dificuldades, objetiva-se a
inclusão de um módulo de exportação de código C/C++ a partir de uma interface de
edição e visualização parametrizável de vértices e primitivas em espaço 3D. A
implementação seguiu um padrão incremental, com um ciclo de prototipação, o que
permite a modularização e fácil expansão da ferramenta, e utilizou-se da API SCV
para a composição da interface gráfica; tendo em vista a sua validação em
aplicativos maiores que trabalhos acadêmicos. O software produzido foi chamado
DrawtexSCV e satisfaz os requisitos propostos, contando ainda com várias
possibildades de expansão já encaminhadas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |