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dc.contributor.advisorPozzer, Cesar Tadeu
dc.creatorGottin, Vinícius Michel
dc.date.accessioned2022-07-13T14:18:45Z
dc.date.available2022-07-13T14:18:45Z
dc.date.issued2010-12-10
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25318
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2010.por
dc.description.abstractConsidering the difficulty of learning, as an OpenGL programmer, the effect of the several internal state variables of this API in a rendered scene, as well as the difficulty of composing three-dimensional objects in code description of OpenGL calls; this project aims to produce an educational tool to allow the composition of graphic primitives in an educational environment that focuses on concepts of OpenGL. Thus, in order to step over these difficulties, the objective of the present work is to produce a C/C++ code exportation feature from an editing and visualization interface of 3D vertexes and primitives. The project followed and incremental pattern, counting with the building of a prototype before the final implementation started. This allowed for modularization and ease of future expansion. The SCV API for the composition of GUIs was applied, in order to validate its use in more complex software. The results satisfy the proposed objectives, and the project presents various possibilities of expansion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectOpenGLeng
dc.subjectSCVpor
dc.subjectComputação gráficapor
dc.subjectComposiçãopor
dc.subjectFerramenta educativapor
dc.titleDrawtex SCV: uma ferramenta educativa para a composição de primitivas gráficas OpenGL com exportação de código C/C++por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoConsiderando-se a dificuldade do programador OpenGL aprendiz em compreender o efeito das diversas variáveis e estados internos da API no resultado final de uma renderização, bem como a dificuldade de compor objetos tridimensionais em código a partir de chamadas de desenho do OpenGL; o objetivo deste projeto é produzir uma ferramenta especificamente com o propósito de permitir a composição de primitivas gráficas em um ambiente que proporcione o aprendizado necessário sobre o OpenGL. Assim, para sanar estas dificuldades, objetiva-se a inclusão de um módulo de exportação de código C/C++ a partir de uma interface de edição e visualização parametrizável de vértices e primitivas em espaço 3D. A implementação seguiu um padrão incremental, com um ciclo de prototipação, o que permite a modularização e fácil expansão da ferramenta, e utilizou-se da API SCV para a composição da interface gráfica; tendo em vista a sua validação em aplicativos maiores que trabalhos acadêmicos. O software produzido foi chamado DrawtexSCV e satisfaz os requisitos propostos, contando ainda com várias possibildades de expansão já encaminhadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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