Mostrar registro simples

dc.creatorGarcez, Cadiani Lanes
dc.date.accessioned2022-07-13T14:40:20Z
dc.date.available2022-07-13T14:40:20Z
dc.date.issued2020-06-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25322
dc.description.abstractThis study aims to describe the dynamics of media circulation around the closing event of the Queermuseum in the newsmedia in Rio Grande do Sul. Queermuseu - Cartography of differences in Brazilian art was an art exhibition that took place at Santander Cultural, in Porto Alegre, from August 16 to September 10, 2017. The methodology used is the case study (BECKER, 1997, BRAGA, 2008 and YIN, 2001) combined with the analysis of circulation (CARLÓN, 2017). The main concepts employed were mediatization and circulation (BRAGA 2012 and 2017, FAUSTO NETO, 2006, 2008, 2009, 2010 and 2015, FERREIRA, 2017, VERÓN, 1997, 2004, 2007 and 2014) and happening (FRANÇA, 2012 and QUÉRÉ, 2005 and 2012). By problematizing the context of the society in mediatization, it was possible to map the circulation process and identify some social actors involved: individual actors, media and institutions (Verón, 1997). The unexpected character in the closing of the Queermuseu makes it a happening, according to Quéré (2005), and to understand its dimension, it is necessary to think of it as a result of a serial chain of other occurrences. For the analysis, publications were collected in the regional media of Rio Grande do Sul - represented in this work by Correio do Povo, GaúchaZH, G1-RS, Jornal do Comércio and Sul 21, dating from before the exhibition was opened to the public, to right after a recommendation for its reopening (from August 11 to September 29) made by the Federal Public Ministry (MPF). Carlón (2017) presents an analysis of circulation divided into phases, highlighting how they happen from a case. The phases are marked by movements of the circulation, which can be vertical ascending, starting in digital social networks and then ascending to traditional media; descending verticals, when they go from traditional media to digital social networks; or horizontal, circulating in only one of the media systems. Based on the author's proposal, the analysis was divided into four phases: opening of the exhibition, closing of the exhibition, interstice and MPF recommendation. Vertical (descending and ascending) and horizontal movements were noticed, with the descending movement standing out in the first phase; in the second phase, ascending movements; while in the third and fourth phases there were horizontal movements. In this way, some circulation dynamics of the closing event of the Queermuseu were studied, identifying communication flows produced by different social actors, involved in the complex context of a society in mediatization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMidiatizaçãopor
dc.subjectCirculaçãopor
dc.subjectMídia gaúchapor
dc.subjectAcontecimentopor
dc.subjectFechamento do Queermuseupor
dc.subjectMediatizationeng
dc.subjectCirculationeng
dc.subjectRegional media of Rio Grande do Suleng
dc.subjectEventeng
dc.subjectClosing of the Queermuseueng
dc.titleAs dinâmicas de circulação do acontecimento fechamento do Queermuseu na mídia gaúchapor
dc.title.alternativeThe closing of the Queermuseum: the dynamics of circulation in the regional mediaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo descrever as dinâmicas da circulação em torno do acontecimento fechamento do Queermuseu nas mídias gaúchas. O “Queermuseu – Cartografia das diferenças na arte brasileira” foi uma exposição de arte que ocorreu no Santander Cultural, em Porto Alegre, de 16 de agosto a 10 de setembro de 2017. A metodologia utilizada é o estudo de caso (BECKER, 1997, BRAGA, 2008 e YIN, 2001) aliado à análise da circulação (CARLÓN, 2017). Os principais conceitos empregados foram os de midiatização e circulação (BRAGA 2012 e 2017, FAUSTO NETO, 2006, 2008, 2009, 2010 e 2015, FERREIRA, 2017, VERÓN, 1997, 2004, 2007 e 2014), e acontecimento (FRANÇA, 2012 e QUÉRÉ, 2005 e 2012). Por meio da problematização do contexto da sociedade em midiatização foi possível mapear o processo de circulação e identificar alguns atores sociais envolvidos: individuais, mídias e instituições (Verón, 1997). O caráter inesperado no fechamento do Queermuseu o torna um acontecimento, de acordo com Quéré (2005), e para entender sua dimensão é necessário pensá-lo como decorrência de um encadeamento serial de outras ocorrências. Para a análise, foram coletadas publicações na mídia gaúcha - representada neste trabalho por Correio do Povo, GaúchaZH, G1-RS, Jornal do Comércio e Sul 21, desde antes da abertura da mostra, em 11 de agosto, até 29 de setembro, logo após uma recomendação de reabertura feita pelo Ministério Público Federal (MPF). Carlón (2017) propõe uma análise da circulação dividida em fases, destacando como elas acontecem a partir de um caso. As fases são marcadas por movimentos da circulação, que podem ser verticais ascendentes, tendo início nas redes sociais digitais e em seguida ascendendo às mídias tradicionais; verticais descendentes, quando vão das mídias tradicionais para as redes sociais digitais; ou horizontais, circulando em apenas um dos sistemas midiáticos. Com base na proposta do autor, a análise foi dividida em quatro fases: abertura da exposição, fechamento da exposição, interstício e recomendação do MPF. Percebeu-se movimentos de circulação vertical (descendente e ascendente) e horizontal, destacando-se na primeira fase o movimento descente, na segunda o ascendente, enquanto na terceira e quarta fases movimentos horizontais seguidos de movimentos descendentes. Dessa maneira, foram estudadas algumas dinâmicas de circulação do acontecimento fechamento do Queermuseu, identificando fluxos comunicacionais produzidos por distintos atores sociais envolvidos no complexo contexto da sociedade em midiatização. Ao final, precebe-se que os reflexos deste acontecimento podem ser vistos nas eleições de 2018, quando se dá uma dicotomia semelhante a ocorrida nos espaços de circulação do fechamento do Queermuseu.por
dc.contributor.advisor1Borelli, Viviane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0710124685911526por
dc.contributor.referee1Sbardelotto, Moisés
dc.contributor.referee2Dalmolin, Aline
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3138674869770584por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International