Interface 3D para representação da distribuição de cores de imagens digitais em diferentes espaços de cores
Resumo
Este trabalho apresenta o processo de pesquisa e desenvolvimento de uma ferramenta
computacional com o objetivo de disponibilizar métodos de conversão entre espaços de
cores de imagens digitais e oferecer ao usuário uma interface tridimensional para visualização
da distribuição de cores dessas imagens. A pesquisa teve como foco principal
o estudo das características de alguns dos espaços de cores mais utilizados, principalmente
de suas equações de conversão. O desenvolvimento da ferramenta foi feito modularmente,
separando o processo de conversão do processo de exibição tridimensional,
ambos utilizando a linguagem de programação Java e o último utilizando a biblioteca
gráfica OpenGL (JOGL) para criação do ambiente tridimensional interativo. Além disso,
a ferramenta desenvolvida faz parte de um projeto em desenvolvimento no grupo de processamento
de informação multimídia PIGS (UFSM), o que resultou em sua inclusão no
sistema de processamento e análise de imagens Arthemis.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: