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dc.contributor.advisorMartins, Mario Eduardo Santos
dc.creatorBalbom, Felipe Machado
dc.date.accessioned2022-07-18T18:31:55Z
dc.date.available2022-07-18T18:31:55Z
dc.date.issued2022-05-26
dc.date.submitted2022-05-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25458
dc.description.abstractCurrently the development of internal combustion engines is focused on reducing greenhouse gas and polluting gases emissions in order to meet increasingly strict limits on emission control and energetic efficiency. One of the most applied tools for the engine development in an attempt to meet these requirements is the computer simulation, in which main engine geometric characteristics are virtually modeled to predict engine behavior when boundary conditions are varied. In order to have a reliable engine modeling, a validation process with experimental data needs to be performed. In this context, the objective of this work was to validate a computational model of the Volkswagen AP 1800 engine operating with ethanol. The operating conditions validated was at full load and at engine speeds of 4000 to 6000 rpm with a 500 rpm step in the GT-POWER software. This engine is widely used at laboratory experiments due to its low cost, constructive simplicity, durability and robustness. Initially, physical measurements of the engine were performed, head discharge coefficients were obtained on a flow test bench, valve lift was measured, and then test routines were specified on a dynamometric bench. From the experimental data, the modeling and validation process was started according to the GT-SUITE validation manual. Among the results obtained in the modeling the GT-SUITE manual recommends comparing with experimental data mainly the following parameters: air mass flow rate, fuel mass flow rate, lambda and the IMEP. The measured-simulated comparison of these parameters showed errors of less than 5%. Thus, from the results obtained it can be concluded that the computational model is validated and safe to carry out projects and analyze the influence of the boundary conditions on the engine.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInternal combustion engineeng
dc.subjectComputer simulationeng
dc.subjectExperimentaleng
dc.subjectValidationeng
dc.subjectMotores de combustão internapor
dc.subjectSimulação computacionalpor
dc.subjectExperimentalpor
dc.subjectValidaçãopor
dc.titleSimulação e validação experimental de um motor sobrealimentado operando a etanolpor
dc.title.alternativeSimulation and experimental validation of a turbocharging engine operating with ethanoleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoAtualmente o desenvolvimento de motores de combustão interna está focado na redução de emissões de gases poluentes e de efeito estufa, visando atender limites cada vez mais rígidos de controle de emissões e eficiência energética. Uma das ferramentas mais aplicadas para o desenvolvimento de motores na tentativa de cumprir essas exigências é a simulação computacional, na qual as principais características geométricas do motor são modeladas virtualmente para prever o seu comportamento quando são variadas as condições de contorno. Para que a modelagem de um motor seja confiável é necessário que seja realizado o processo de validação com dados experimentais. Neste contexto, este trabalho teve o objetivo de validar um modelo computacional do motor Volkswagen AP 1800 operando com etanol. As condições de operação validadas foram em plena carga e nas rotações de 4000 a 6000 rpm com passo de 500 rpm no software GT-POWER. Este motor é amplamente utilizado em experimentos laboratoriais devido ao seu baixo custo, simplicidade construtiva, durabilidade e robustez. Inicialmente foram realizadas medições físicas do motor, obtidos os coeficientes de descarga do cabeçote, em bancada de fluxo, medição do lift das válvulas e em seguida os testes foram especificados e realizados em dinamômetro de bancada. A partir dos dados experimentais, iniciou-se o processo de modelagem e validação segundo o manual de validação do GT-SUITE. Dentre os resultados obtidos na modelagem o manual do GT-SUITE recomenda comparar com dados experimentais principalmente os seguintes parâmetros: vazão mássica de ar; vazão mássica de combustível; lambda; e o IMEP. A comparação entre medido e simulado destes parâmetros apresentaram erros inferiores a 5%. Sendo assim, a partir dos resultados obtidos pode-se concluir que o modelo computacional construído foi validado e pode ser considerado seguro para realizar projetos e analisar a influência das condições de contorno no motor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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