Jogo de estratégia multi-jogador para telefones celulares
Resumo
As aplicações para dispositivos móveis evoluíram ao longo do tempo, fazendo com
que aumentasse a demanda por aplicativos mais complexos, como jogos multi-jogador.
A deficiência de meios de comunicação sofisticados implementados na maioria dos dispositivos
e, também, o estado ainda pouco consolidado de recursos em plataformas de
desenvolvimento para a criação de jogos, especialmente os multi-jogador, é um problema
corrente. Neste sentido, as experiências de análise e utilização das ferramentas existentes
constituem bases importantes para o avanço e a disseminação de conhecimentos
nesta área. Baseado nisso, este trabalho se propõe a levantar subsídios informacionais
sobre a plataforma J2ME através da implementação de um jogo multi-jogador como caso
prático de uso dessa plataforma, a fim de prover informações úteis a outros desenvolvedores
sobre a criação de jogos através dessa plataforma. Fundamentado nas experiências
vivenciadas durante o desenvolvimento do caso de uso, o trabalho mostra as vantages,
desvantagens e peculiaridades da plataforma J2ME no que se refere à criação de jogos
para dispositivos móveis ao estilo do jogo implementado. Traça-se, também, um paralelo
das vantagens e desvantagens do J2ME com outras duas plataformas, BREW e Flash Lite,
a fim de enriquecer a análise. Além disso, apresenta-se durante o trabalho, e executa-se
na implementação do caso de uso, técnicas ligadas à redução do consumo de recursos,
como otimização de imagens e obscurecimento de código, a fim de atenuar o problema
de desenvolver aplicações para ambientes com pouca memória e baixo poder de processamento.
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