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dc.contributor.advisorFraga, Ana Paula
dc.creatorGodinho, Eduardo Buchmann
dc.date.accessioned2022-07-22T12:46:31Z
dc.date.available2022-07-22T12:46:31Z
dc.date.issued2018-11-27
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25624
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2018por
dc.description.abstractThe eSocial (Digital Bookkeeping System for Tax, Social Security and Labor Obligations) is a federal government project that aims to modernize the submission of declarations, aims to unify ancillary obligations and integrate taxpayer information to various government agencies in the three spheres: federal, state and municipal. As of January 2018, the system became mandatory for companies that obtained revenues in excess of R$ 78,000,000.00 (seventy-eight million reais) in 2016. This paper presents a study on the impact of the change as a result of the implementation of eSocial, in a retail company. As for its purpose, the research is classified as descriptive and, as far as the means of investigation, bibliographical, documentary, survey and case study. As for the method used and approach, this work is classified as deductive and qualitative, respectively. For the development of this study, the analysis of a retail company located in the central region of Rio Grande do Sul was carried out. In addition, a retrospective of accounting was carried out over the centuries until it entered the digital age. In order to reach the objective of this paper, of demonstrating how the eSocial is being received in the organization object of the study, and as its effects are being absorbed in the fulfillment of the accessory obligations, a questionnaire was applied to the employees of the company directly involved in the process, divided into three stages. After analyzing the collected data, it was concluded that the company is still undergoing a paradigm shift, with several adaptations and changes in relation to its procedures and systems. Managers currently view more problems than benefits due to the lack of support offered by the government, the deadlines that propitiate the incidence of fines and the complexity of the processes, that, for now, do not allow them to see all the advantages attributed to the new system by the government.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjecteSocialpor
dc.subjectObligationseng
dc.subjectImpacteng
dc.subjectObrigaçõespor
dc.subjectReflexospor
dc.titleOs reflexos da mudança em função da implementação do eSocial em uma empresa do ramo varejistapor
dc.title.alternativeThe impact of the change after the implementation of the e-Social in a retail companyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoO eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é um projeto do governo federal que tem como objetivo a modernização no envio de informações de cunho trabalhista, previdenciário e fiscal, o qual visa a unificação das obrigações acessórias e a integração das informações dos contribuintes para diversos órgãos do governo nas três esferas: federal, estadual e municipal. A partir de janeiro de 2018, o sistema passou a ser obrigatório para as empresas que obtiveram faturamento superior a R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais) em 2016. Diante disto, o presente trabalho apresenta um estudo sobre os reflexos da mudança em função da implementação do eSocial, em uma empresa do ramo varejista, localizada na região central do estado do Rio Grande do Sul. Quanto a sua finalidade, a pesquisa classifica-se como descritiva e, quanto aos meios de investigação como bibliográfica, documental, levantamento e estudo de caso. Quanto ao método utilizado e abordagem do problema classifica-se como dedutiva e qualitativa, respectivamente. Primeiramente, foi realizado um retrospecto da contabilidade ao longo dos séculos, até adentrar à era digital. Visando atingir o objetivo do trabalho, de demonstrar de que forma o eSocial está sendo recepcionado na organização objeto do estudo, e como seus efeitos estão sendo absorvidos no cumprimento das obrigações acessórias, aplicou-se um questionário aos colaboradores da empresa envolvidos diretamente no processo, dividido em três etapas. Após a análise dos dados coletados, concluiu-se que a empresa ainda atravessa uma mudança de paradigmas, com muitas adaptações e alterações com relação aos seus procedimentos e sistemas. Os gestores, atualmente, visualizam mais problemas do que benefícios, devido ao suporte deficitário oferecido pelo governo, aos prazos que propiciam a incidência de multas e à complexidade dos processos que por ora ainda não possibilita vislumbrar as vantagens propagadas pelo governo atribuídas ao novo sistema.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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