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dc.contributor.advisorBridi, Fabiane Romano de Souza
dc.creatorKönig, Franciele Rusch
dc.date.accessioned2022-07-27T14:58:49Z
dc.date.available2022-07-27T14:58:49Z
dc.date.issued2017-08-31
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25662
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2017.por
dc.description.abstractCollaborative actions between Special Education and regular school teachers have been discussed as a potent possibility to the process of students’ learning and development, from the organization of pedagogical practices in Special Education in the context of regular classrooms. In Santa Maria, although they are predicted in the City Teaching Plan, practices of Collaborative Teaching have been developed by the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID/UFSM/ Special Education). These experiences direct the locus of this study towards a municipal school in the referred city, having as objective to understand the existence of effects the development of collaborative action, through PIBID, in the ways of managing the pedagogical practice regarding the regular school teachers who had the opportunity to articulate their work with interns who worked at PIBID. From this perspective, in a qualitative approach, this research is organized in a case study, having as procedure the production of analytical interviews with the elementary school teachers who developed articulated actions with PIBID/UFSM/Special Education. The teachers’ speeches are unanimous while affirming the relevance of the collaboration movements which are developed; however, they call attention to the inexistence of effects in the organization of pedagogical practices after the closure of the activities developed by the program at that school. As main influential factors for the inexistence of effects were evaluated the time for development of PIBID actions, the organizational ways concerning School Management, and the legal orientations for Special Education, the availability of human resources and the formative processes of the involved teachers. Therefore, it is possible to understand that the school organization still is not able to promote the necessary condition for the production of articulated pedagogical practices, calling attention to the need of a continuous development of theoretical actions – which must be investigative and practical, as well as the strengthening of formative experiences regarding the collaborative work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEnsino colaborativopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectCollaborative teachingeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titleInterfaces da gestão escolar: o ensino colaborativo e a gestão das práticas pedagógicaspor
dc.title.alternativeInterfaces of the school management: collaborative teaching and management of pedagogical practiceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoAções colaborativas entre professores da Educação Especial e do ensino comum vem sendo discutidas como uma possibilidade potente aos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, a partir da organização das práticas pedagógicas em Educação Especial no contexto das salas de aula comuns. Em Santa Maria, embora previstas no Plano Municipal de Ensino, práticas de Ensino Colaborativo vem sendo desenvolvidas pontualmente pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFSM/Educação Especial. Estas experiências direcionam o lócus deste estudo a uma escola da rede Municipal de Ensino da referida cidade, com o objetivo de compreender a existência de efeitos o desenvolvimento de ações colaborativa, por meio do PIBID, nas formas de gestar as práticas pedagógicas das professoras de ensino comum que tiveram a oportunidade de articular seu trabalho com as bolsistas pibidianas. Nesta perspectiva, em um viés qualitativo, a pesquisa organiza-se em um Estudo de Caso, tendo como procedimento de construção de dados analíticos entrevistas semiestruturadas com as professoras dos anos iniciais que desenvolveram ações articuladas com o PIBID/UFSM/Educação Especial. Os discursos das professoras são unânimes em afirmar a relevância dos movimentos de colaboração desenvolvidos, contudo apontam para a inexistência de efeitos na organização das práticas pedagógicas após o encerramento das atividades desenvolvidas pelo Programa nesta escola. Como principais fatores de influência para a inexistência de efeitos nesta ordem foram avaliados o tempo de desenvolvimento das ações do PIBID, as formas organizacionais da Gestão Escolar, as orientações legais para a Educação Especial, a disponibilidade de recursos humanos e os processos formativos dos professores envolvidos. Assim, compreende-se que a organização escolar ainda não consegue viabilizar as condições necessárias para a produção de práticas pedagógicas articuladas, apontando para a necessidade da continuidade de desenvolvimento de ações teóricas, investigativas e práticas, bem como fortalecimento de experiências formativas referentes ao trabalho colaborativo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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