dc.contributor.advisor | Casanova, Edemur | |
dc.creator | Carvalho, Sandra Helena Escouto de | |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T10:49:19Z | |
dc.date.available | 2022-07-28T10:49:19Z | |
dc.date.issued | 1996-07 | |
dc.date.submitted | 1996 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25671 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 1996. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Crochê | por |
dc.subject | Cultura gaúcha | por |
dc.subject | Design | por |
dc.subject | Estamparia têxtil | por |
dc.title | As possibilidades formais do crochê e sua aplicação no design de superfície | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Design para Estamparia | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visou reelaborar para a linguagem da estamparia têxtil aspectos formais das toalhas rendadas tecidas em crochê.
Abordou aspectos históricos de sua origem, transformações técnicas e evolução cultural pelas quais passou o artesanato do crochê até os dias de hoje. Na abordagem desse aspecto limitou-se ao crochê na cultura do Rio Grande do Sul.
Pretendeu-se integrar arte popular, arte erudita e arte industrial, estabelecendo uma interação entre a cultura popular e seus ícones; e a estética do design, com a questão do processo de produção em série e demais critérios que devem atender os produtos industriais.
Este resgate histórico vem ao encontro dos conceitos do design têxtil brasileiro contemporâneo, que busca sua identidade cultural. É conhecendo seu patrimônio, potencialidades e limitações que o design nacional consolidará sua imagem, podendo dialogar com a produção estrangeira, sem no entanto, perder sua originalidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |