A construção e a implementação de uma ferramenta de gestão da informação para projetos de assistência técnica e extensão rural - o Sistema Integrado de Gestão Rural (SIGRA)
View/ Open
Date
2022-04-04Primeiro membro da banca
Farias, Claudio Vinicius Silva
Segundo membro da banca
Moura, Roseni Aparecida de
Terceiro membro da banca
Dorr, Andrea Cristina
Quarto membro da banca
Silveira, Vicente Celestino Pires
Metadata
Show full item recordAbstract
Nesta pesquisa foi analisado e descrito o processo de implementação e
desenvolvimento do SIGRA (Sistema Integrado de Gestão Rural de ATER/ATES)
utilizado no âmbito do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES).
O programa de ATES é um serviço criado pelo INCRA com a finalidade de prestar
assessoria técnica, social e ambiental para as famílias assentadas pela reforma
agrária, de forma integral e continuada. O seu propósito é assessorar as famílias nos
aspectos econômicos, sociais e ambientais, de modo a melhorar a qualidade de vida
das famílias, o aperfeiçoamento nos processos de gestão do lote, produção,
beneficiamento e comercialização, além de outras questões como bem-estar, saúde,
educação, saneamento básico, gênero, juventude, preservação do meio ambiente,
etc. O SIGRA surgiu no Rio Grande do Sul como resultado de uma soma de
esforços na busca por um modelo de organização dos serviços de ATES para
Projetos de Assentamentos. Se fazia necessário uma ferramenta que permitisse a
interação de forma efetiva, entre o contexto estadual e a realidade local. E que,
também, viesse de encontro às expectativas e aspirações das famílias assentadas e
estivesse de acordo com as diretrizes do INCRA. O SIGRA apresenta como
principais características: ser um sistema ágil, capaz de organizar e gerenciar as
principais informações da realidade dos assentamentos de reforma agrária no Rio
Grande do Sul; servir de auxílio na elaboração de políticas públicas e na proposição
de ações que contribuam para o desenvolvimento dos assentamentos; disponibilizar,
para as famílias assentadas e suas organizações, informações qualificadas que
possam auxiliar no planejamento das atividades desenvolvidas na unidade de
produção, bem como, contribuir nas discussões e reivindicações perante as
entidades locais e regionais e do próprio INCRA; e, ser um instrumento que auxilie
às equipes técnicas no processo de organização, planejamento e acompanhamento
do trabalho, através da geração e análise das informações relacionadas à dinâmica
ambiental, social e produtiva dos assentamentos. A partir do SIGRA surgiram outras
aplicações derivadas desta experiência, como o SIGRA TCU/CGU, Formulário
Projeto de Lavoura de Arroz, SIGRA Municipal/Cooperativas, Sistema de
Informações Quilombolas (SIQ) e Sistema Nacional de Supervisão Ocupacional
(SNSO).
Collections
The following license files are associated with this item: