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dc.contributor.advisorGoerck, Caroline
dc.creatorRibeiro, Lavínia Fontoura
dc.date.accessioned2022-08-08T18:54:16Z
dc.date.available2022-08-08T18:54:16Z
dc.date.issued2022-02-09
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationRIBEIRO,L.F. Os direitos dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto: os processos de trabalho da/o assistente social. 2022. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25825
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis work of course conclusion intended to understand the rights of the adolescents who committed an infraction, that are in compliance with social-educational measures in an open environment. Also comprehend the working process of social workers in this situation. To develop this project, a documentary and bibliographical research was used. In order to reach this goal, it is needed to problematize the criminalization of poverty as a result of the capitalist mode of production, besides pointing out the differences between punishment and protection in the social-educational system. In this perspective, it was decided to elaborate a reflection that contemplates the singularities of the rights of children’s and young person’s historical path in Brazil, from the colonial time to the important achievements as the Child and Adolescents Statute and the National System of Social-educational Service. After these understandings, this work was headed to present the working process of social workers that act on the social-educational measures and the integral protection for the teenagers that are involved with an infraction. It is an important theme, not only to the professional category, but also to society. It was presented here the need to recognize those teenagers as people of rights, to turn visible their causes and show the social workers’ role in this process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectAto infracionalpor
dc.subjectMedida socioeducativapor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectTeenagerseng
dc.subjectSocial-educational measureeng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectSocial Workeng
dc.titleOs direitos dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto: os processos de trabalho da/o assistente socialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Social.por
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso buscou compreender os direitos dos adolescentes autores de ato infracional, que estão em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Também procurou abordar de forma sucinta os processos de trabalho com os adolescentes. Para o desenvolvimento do estudo, foi desenvolvida a revisão bibliográfica. Primeiramente, fez-se necessário problematizar a criminalização da pobreza como produto das contradições do modo de produção capitalista, além de evidenciar as diferenças entre punição e proteção frente ao sistema socioeducativo. Nessa perspectiva, optou-se por elaborar uma reflexão que visasse contemplar as singularidades da trajetória histórica de garantia de direitos da criança e do adolescente no Brasil, partindo do período colonial até as conquistas relevantes do princípio da democracia, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Após tais compreensões, o trabalho direcionou-se a discorrer sobre os processos de trabalho da/o assistente social que também trabalha diretamente com as medidas socioeducativas e proteção integral dos adolescentes envolvidos com atos infracionais. Trata-se de uma temática demasiada importante, não só para a categoria profissional, mas também para a sociedade. Aqui apresentou-se a necessidade de reconhecer esses adolescentes enquanto sujeitos de direitos, de visibilizar suas pautas e demonstrar o papel da/o assistente social nesse processo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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