dc.creator | Oliveira, Elke Quiliao de | |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T19:55:42Z | |
dc.date.available | 2022-08-09T19:55:42Z | |
dc.date.issued | 2021-02-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25847 | |
dc.description.abstract | This Professional Master's Dissertation is bound to the Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional /UFSM, entitled: "Gira...Gira...Girassol: Movements for the construction of curricular guidelines for Rural Schools in the Sistema Municipal de Educação of Cachoeira do Sul/RS", presents the following issue: What are the specificities of a public policy of Rural Schools in the Sistema Municipal de Educação of Cachoeira do Sul/RS and possible elements that contribute to the elaboration of Curricular Guidelines for the countryside schools of this municipality? Its general objective is to understand the specificities of Rural Schools in the Sistema Municipal de Educação de Cachoeira do Sul/RS, in order to elaborate Municipal Curricular Guidelines for the consolidation of a local public policy that prioritizes the knowledge of rural subjects, and specific objectives: Analyze the public educational policies that guide the rural schools at federal, state, and municipal levels;To analyze the public policies that regulate and guide the countryside schools in the city of Cachoeira do Sul/RS; To build a diagnostic view of the countryside schools in the city of Cachoeira do Sul/RS; To develop, in a shared way, a draft of the Curricular Guidelines for the countryside education in the Sistema Municipal de Educação in the city of Cachoeira do Sul/RS, which prioritizes the knowledge, demands, and needs of the countryside subjects. The methodology used for the research was a qualitative approach, and the data construction tools were: bibliographic research, document analysis, application of questionnaires to the 15 managers of rural schools in the municipality, and semi-structured interviews with the municipal secretary of education and the pedagogical director of the Secretaria Municipal de Educação - SMEd. From the data collected, we used the content analysis technique proposed by Bardin (2006), considering the following categories: Public Policies for Rural Schools; Management of the Rural School; and Sistema Municipal de Educação. As a product of this study, from the results obtained in the research, a draft proposal of the Curricular Guidelines for the Sistema Municipal de Educação of Cachoeira do Sul/RS was built, as well as an agenda for presentation and discussion with the COMDECampo, the Secretaria Municipal de Educação, the City Hall, the Conselho Municipal de Educação, and the Conselho Municipal de Educação e Câmara de Vereadores for the consolidation of a policy for rural schools in the Sistema Municipal de Educação de Cachoeira do Sul. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas educacionais | por |
dc.subject | Diretrizes curriculares | por |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Sistema municipal de ensino | por |
dc.subject | Public educational policies | eng |
dc.subject | Curricular guidelines | eng |
dc.subject | Rural school | eng |
dc.subject | Municipal education system | eng |
dc.title | Gira...gira...girassol: movimentos de construção de diretrizes curriculares para a educação do campo no sistema municipal de ensino de Cachoeira do Sul/RS | por |
dc.title.alternative | Gira...gira...girassol: movements for the construction of curricular guidelines for rural schools in the sistema municipal de educação de Cachoeira do Sul/RS | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta Dissertação de Mestrado Profissional está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/UFSM, intitulada: “Gira...Gira...Girassol: Movimentos de construção de Diretrizes Curriculares para a Educação do Campo no Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul/RS”, apresenta o seguinte problema: Quais as especificidades de uma política pública da Educação do Campo no Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul/RS, e possíveis elementos que contribuem para a elaboração de Diretrizes Curriculares para as escolas do campo deste município? Tem como objetivo geral compreender as especificidades da Educação do Campo do Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul/RS, com vistas à elaboração de Diretrizes Curriculares Municipal para a consolidação de uma política pública local que priorize os saberes dos sujeitos do campo, e objetivos específicos: Analisar as políticas públicas educacionais orientadoras para as escolas do campo em âmbito federal, estadual e municipal; Analisar as políticas públicas que regulamentam e norteiam as escolas do campo no município de Cachoeira do Sul/RS; Construir uma visão diagnóstica das escolas do campo do município de Cachoeira do Sul/RS; Construir, compartilhadamente, uma minuta de Diretrizes Curriculares para a educação do campo no Sistema Municipal de Ensino no município de Cachoeira do Sul/RS, a qual priorize os saberes, demandas e necessidades dos sujeitos do campo. A pesquisa assumiu, como metodologia, uma abordagem qualitativa, cujos instrumentos de construção de dados foram: pesquisa bibliográfica, análise documental, aplicação de questionários aos 15 gestores das escolas do campo do município e entrevistas semiestruturadas à secretária municipal de educação e à diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação – SMEd. A partir dos dados coletados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2006), considerando as seguintes categorias: Políticas Públicas para a Educação do Campo; Gestão da Escola do Campo; e, Sistema Municipal de Ensino. Como produto desse estudo foi construído, a partir dos resultados obtidos na pesquisa, uma proposta de minuta das Diretrizes Curriculares para o Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul/RS, bem como uma agenda para apresentação e discussão junto a COMDECampo, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Educação e Câmara de Vereadores para consolidação de uma política para educação do campo do sistema municipal de ensino de Cachoeira do Sul. | por |
dc.contributor.advisor1 | Lunardi, Elisiane Machado | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8366108604553867 | por |
dc.contributor.referee1 | Dalla Corte, Marilene Gabriel | |
dc.contributor.referee2 | Binda, Nilson | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1759913392361276 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |