dc.contributor.advisor | Fraga, Cristina Kologeski | |
dc.creator | Sobrosa, Lilian Marques | |
dc.date.accessioned | 2022-08-12T12:21:29Z | |
dc.date.available | 2022-08-12T12:21:29Z | |
dc.date.issued | 2020-12-18 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.citation | SOBROSA, L.M. Qual vai ser: uma abordagem interventiva do serviço social na educação básica sobre projeto de vida de adolescentes. 2020. 80 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25879 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social. RS. 2020. | por |
dc.description.abstract | This Course Conclusion Paper (TCC) consists of a theoretical-practical report that originates from the experience of a curricular internship in Social Work that took place at the Marista Santa Marta School in Santa Maria - RS. The TCC seeks to conduct a theoretical-practical and critical reflection about the training process in professional training in Social Work from the experience of internship. Therefore, this work addresses the issue of the adolescents' life project as a possibility of intervention for Social Work in basic education, based on a critical analysis guided by Marxist social theory. In the course of the work, categories relevant to the theme were addressed, such as: historical aspects and challenges to the performance of Social Work in basic education; social issue in the school context; particularities of the insertion of the social worker in basic education institutions in the third sector; importance of working on the life project with teenagers in the midst of a privileged locus of intervention, which is the school and the role of the social worker in this process. Therefore, it is necessary to address the issue of adolescence, the role of subjectivity in social relations and the adverse context of the pandemic. It will also be discussed about the socio-occupational space for the internship and about the application process of the intervention project “Which one will it be?”. Finally, some necessary information about the production of the theme, the importance of professional insertion in schools, professional training in times of social isolation, constant setbacks and intensification of the social issue will be made. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Projeto de vida | por |
dc.subject | Serviço social | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Life project | eng |
dc.subject | Adolescents | eng |
dc.subject | Basic education | eng |
dc.title | Qual vai ser: uma abordagem interventiva do serviço social na educação básica sobre projeto de vida de adolescentes | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social | por |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se de um relatório teórico-prático que se originou a partir da experiência de estágio curricular em Serviço Social ocorrido na Escola Marista Santa Marta em Santa Maria - RS. O TCC busca realizar uma reflexão teórico-prática e crítica acerca do aprendizado obtido na formação profissional em Serviço Social a partir da vivência de estágio. Sendo assim, este trabalho aborda como tema a questão do projeto de vida de adolescentes enquanto uma possibilidade de intervenção para o Serviço Social na educação básica, a partir de uma análise crítica orientada pela teoria social marxista. No decorrer do trabalho, serão abordadas categorias pertinentes à temática, como: aspectos históricos e desafios à atuação do Serviço Social na educação básica; questão social no contexto escolar; particularidades da inserção do(a) assistente social em instituições de ensino básico do terceiro setor; importância de se trabalhar projeto de vida junto a adolescentes em meio a um lócus privilegiado de intervenção que é a escola e o papel do(a) assistente social nesse processo. Logo, faz-se necessário abordar a questão da adolescência, o papel da subjetividade nas relações sociais e o contexto adverso de pandemia. Também será discorrido acerca do espaço sócio ocupacional de realização do estágio e sobre o processo de aplicação do projeto de intervenção “Qual vai ser?”. Por fim, serão tecidas algumas conclusões acerca da relevância da temática, da importância da inserção profissional em escolas, da formação profissional em tempos de isolamento social, constantes retrocessos e acirramento da questão social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |