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dc.contributor.advisorMüller, Candice
dc.creatorSilveira, Juliano Pereira
dc.date.accessioned2022-08-15T13:07:07Z
dc.date.available2022-08-15T13:07:07Z
dc.date.issued2022-02-24
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationSILVEIRA, J. P. Detecção da ocorrência de detonação em motores de combustão interna de ignição por centelha baseada em redes neurais artificiais. 2022. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25889
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Telecomunicações, RS, 2022.por
dc.description.abstractIn this work, knock detection techniques were evaluated using the cylinder pressure signal and the mechanical vibration signal in a spark ignition internal combustion engine. Tests were performed to obtain a dataset with operating points in conditions with and without knock. Two signals were acquired on the engine: the cylinder pressure signal and the signal from the mechanical vibration sensor attached to the engine block. To the cylinder pressure signal, it was applied the signal energy pressure oscillations (SEPO) technique for knock detection standardization. To the mechanical vibration signal, it was applied the adapted classical maximum amplitude of vibration (MAV) and signal energy of vibration (SEV) techniques. An artificial neural network (ANN) technique was developed for the improvement of knock detection by employment of the mechanical vibration sensor. A higher agreement rate was reached by the ANN technique over the best case scenario obtained by the classical techniques, where it was possible to obtain a lower percentage of detection errors by the ANN technique in comparison to MAV and SEV. Specifically, the ANN technique obtained a total of 204% reduction in the detection errors over MAV, whereas it reached a 57% reduction over SEV. Therefore, the ANN approach developed in this study is promising as an effective tool for reaching higher agreement rates of detection of knock, thus, increasing the efficiency of spark ignition internal combustion engines.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleDetecção da ocorrência de detonação em motores de combustão interna de ignição por centelha baseada em redes neurais artificiaispor
dc.title.alternativeDetection of knock occurrence in spark ignition internal combustion engines based on artificial neural networkseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia de Telecomunicaçõespor
dc.description.resumoNeste trabalho foram avaliadas técnicas de detecção de detonação utilizando o sinal de pressão de cilindro e o sinal de vibração mecânica em um motor de combustão interna de ignição por centelha. Testes foram realizados para obter um banco de dados com pontos de operação em condições com e sem detonação. Foram adquiridos dois sinais no motor: o sinal de pressão de cilindro e o sinal do sensor de vibração mecânica acoplado ao bloco do motor. O sinal de pressão de cilindro foi aplicado à técnica SEPO (do inglês: signal energy pressure oscillations) para referencial de detecção de detonação. O sinal de vibração mecânica foi aplicado às técnicas clássicas adaptadas MAV (do inglês: maximum amplitude of vibration) e SEV (do inglês: signal energy of vibration). Foi desenvolvida uma técnica com ANN (do inglês: artificial neural network) para a melhora da detecção de detonação utilizando o sensor de vibração mecânica. Obteve-se uma taxa de acertos superior pela técnica da ANN sobre o melhor caso das técnicas clássicas MAV e SEV. Foi possível obter uma quantidade percentual de erros de detecção menor na técnica da ANN em relação às outras técnicas MAV e SEV. Obteve-se uma redução de 204% de erros de detecção pela técnica da ANN em relação à técnica MAV e redução de 57% de erro de detecção pela técnica da ANN em relação à técnica SEV. Logo, a abordagem utilizando a ANN obteve resultados com menos erros de detecção em relação às outras técnicas, assim mostrando-se promissora como instrumento de aumento de eficiência em motores de combustão interna de ignição por centelha de pequeno portepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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