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dc.contributor.advisorMachado, Jones
dc.creatorSilva, Vanessa Fátima Zatti da
dc.date.accessioned2022-08-24T12:39:25Z
dc.date.available2022-08-24T12:39:25Z
dc.date.issued2022-08-10
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa. F. Z. Posicionamento e influência digital: uma análise do Instagram do Magazine Luiza. 2022. 116p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25960
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2022.por
dc.description.abstractPosition itself is a way of demonstrating in practice the convictions that an organization has, its mission, vision, values, purposes and objectives. But, in order to generate value by influencing audiences to think about specific topics, it is necessary to know how to do it assertively. And when it comes to digital positioning, it becomes even more complex, since the Internet helps organizations to be noticed, recognized and influential. However, brands are increasingly dealing with informed, activist and influential interactors, the media users (TERRA, 2011), whether they are people or brands. Thus, the present study aims to understand Magazine Luiza positions on Instagram on social, cultural and environmental issues and influence strategies through the analysis of Instagram publications. Also, for better understanding, the concepts of identity, image, reputation, digital presence, user-media, positioning and digital influence were activated.The methodology of the work is based on bibliographical, documentary research and non-participatory covert observation, with the analysis covering the period the year 2021, classifying and analyzing content with positioning content on social, cultural and environmental topics.Thus, after observing and analyzing 52 posts on Instagram over a period of one year, it is possible to infer that Magazine Luiza has a structured, coherent and consistent positioning with the brand's values, promoting assertive actions that emphasize the debate of subjects that are relevant in society such as representativeness, inclusion, racial and gender diversity, violence against women, socio-environmental responsibility and others, aligning this with the purpose of generating value and connection with the audiences with which it relates, in a humanized and empathic way.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPosicionamentopor
dc.subjectInfluência digitalpor
dc.subjectUsuário-Mídiapor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectMagazine Luizapor
dc.subjectPresença digitalpor
dc.subjectDigital Presenceeng
dc.subjectPositioningeng
dc.subjectDigital Influenceeng
dc.subjectMedia Usereng
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectMagazine Luizaeng
dc.titlePosicionamento e influência digital: uma análise do Instagram do Magazine Luizapor
dc.title.alternativePositioning digital and influence: an analysis of Magazine Luiza's Instagrameng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationRelações Públicaspor
dc.description.resumoPosicionar-se é uma maneira de demonstrar na prática as convicções que uma organização tem, sua missão, visão, valores, propósitos e objetivos. Mas para que posicionamentos organizacionais gerem valor ao influenciar públicos a pensarem sobre temas específicos, é necessário saber como fazer isso de maneira assertiva. E quando se trata de posicionamento digital, torna-se ainda mais complexo, uma vez que a internet é um espaço que auxilia as organizações a serem notadas, reconhecidas e influentes. Porém, as marcas estão lidando cada vez mais com interagentes informados, ativistas e influentes, os usuários-mídia (TERRA,2011), sejam eles pessoas ou marcas. Assim, o presente estudo visa entender os posicionamentos do Magazine Luiza no Instagram sobre temas sociais, culturais e ambientais e as estratégias de influência através da análise das publicações do Instagram. Desta forma, para melhor compreensão, foram acionados os conceitos de identidade, imagem, reputação, presença digital, usuário-mídia, posicionamento e influência digital. A metodologia do trabalho é baseada em pesquisa bibliográfica, documental e observação encoberta não participativa, tendo a análise compreendido o período o ano de 2021, classificando e analisando conteúdos com teor de posicionamento sobre temas sociais, culturais e ambientais. Com isso, após observação e análise de 52 postagens no Instagram do período de um ano, é possível inferir que o Magazine Luiza tem um posicionamento estruturado, coerente e condizente com os valores da marca, promovendo ações assertivas que enfatizam o debate de assuntos que são pertinentes na sociedade como representatividade, inclusão, diversidade racial e de gênero, violência contra a mulher, responsabilidade socioambiental e outros, alinhando isso ao propósito de gerar valor e conexão com os públicos com os quais se relaciona, de forma humanizada e empática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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