Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por assunto "ICT (Technologies of Information and Communication)"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 24
-
Investigação da inserção das tecnologias da informação e comunicação no projeto político pedagógico um estudo de caso em uma escola municipal de Santa Maria/RS
(2015-11-27)Este estudo visou a investigar qual a relação entre o Projeto Político Pedagógico vigente em uma escola pública da Rede Municipal de Santa Maria e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com ênfase em computadores ... -
A percepção dos alunos sobre o uso da internet em sala de aula
(2017-06-23)Este artigo tem como objetivo verificar a percepção dos alunos quanto ao uso da internet na sala de aula, uma vez que a integração da tecnologia na educação torna-se importante nos dias atuais. Neste sentido, a problemática ... -
Aprendizagem da língua inglesa mediada pelo smartphone
(2017-08-04)Este artigo tem como base uma investigação em torno da influência do uso da ferramenta smartphone e do aplicativo WhatsApp no processo de construção do conhecimento da língua inglesa e envolve um grupo de estudantes, ... -
Uso das tecnologias da informação e da comunicação por professores do ensino fundamental municipal de Itaqui
(2012-11-30)Atualmente, os avanços tecnológicos aliados ao surgimento das tecnologias da informação e da comunicação (tic’s) estão promovendo mudanças na sociedade contemporânea. O avanço das tic’s deu-se principalmente com a ampla ... -
Educação musical e tecnologias da informação e comunicação: o processo de aprendizado de uma orquestra estudantil através do audiovisual
(2014-07-12)A presente pesquisa busca analisar o processo de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em aulas de Educação Musical com uma Orquestra Estudantil, em uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. ... -
Tecnologias da informação e da comunicação e o atendimento educacional especializado: um estudo de caso considerando a deficiência cognitiva e suas implicações
(2014-07-11)O presente trabalho objetiva analisar um estudo de caso de uma aluna com déficit cognitivo e sua construção de conhecimentos com uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação e suas múltiplas ... -
O uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação: uma realidade escolar
(2014-07-12)As tecnologias fazem parte da vida cotidiana da maioria da população mundial. As tecnologias transformam a sociedade e consequentemente o ensino. Desta forma objetivou-se através da pesquisa saber como os professores ... -
O ensino de geometria molecular mediado pelas tecnologias de informação e comunicação
(2014-12-20)A química sempre foi eleita pelos estudantes como uma das disciplinas mais difíceis, pois exige muita memorização de conceitos e fórmulas. Com o objetivo de buscar alternativas que minimizassem esse efeito, incorporamos ... -
Análise do uso de mídias no contexto da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Carlini de Ajuricaba
(2017-10-28)Este artigo baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, traz ao processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais às ... -
Escoando imagens
(2014-07-12)O presente artigo busca aproximar o pensamento deleuziano da produção audiovisual. Toma-se para análise os espaços e intervalos quaisquer e os movimentos de afecto e afecção de Spinoza. Tece-se uma cartografia dos ... -
Tecnologias da informação e da comunicação na aprendizagem autônoma de inglês: uma análise das características didáticas do site www.englishcentral.com
(2012-11-30)Há uma extensa variedade de recursos das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) que podem ser aplicados à educação a fim de otimizar a aprendizagem dos alunos. Para o desenvolvimento de proficiência em Língua ... -
Os recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na educação básica
(2011-10-08)Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar os dados coletados para verificar em que medida o professor de língua estrangeira da educação básica e a escola acompanham as evoluções tecnológicas no âmbito ... -
Uso de imagem na sala de aula como mecanismo de ensino-aprendizagem
(2011-10-22)Entende-se que o uso da imagem na sala de aula permite educar o olhar dos estudantes e, desta maneira, fornecer um importante passo rumo à democratização dos meios de comunicação, visto que, somente o olhar crítico abre o ... -
A importância das TIC na educação inclusiva sob o olhar do atendimento educacional especializado da E.E.E.M. Vital Brasil
(2010-11-26)Estamos diante de uma nova realidade no processo ensino-aprendizagem onde a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se torna cada vez mais presente nos ambientes educacionais, tanto em classes regulares ... -
O contexto das TICS para a educação especial
(2014-11-21)Pode-se perceber que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes no mundo atual, a sociedade tornou-se dependente dessa utilização a cada local que se vai elas estão presentes. Neste ... -
Objetos de aprendizagem na disciplina de Geografia: um estudo com alunos das séries finais
(2012-12-07)O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada com os alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal de Restinga Sêca, com o objetivo principal de comprovar o interesse e a importância que o uso das ... -
A Escola e as TIC’s: a disseminação do conhecimento utilizando as ferramentas disponíveis na internet
(2011-10-07)Este artigo tem como objetivo abordar o uso das ferramentas como blog, fórum, chat, wiki e webquest para serem utilizadas nas séries finais do ensino fundamental. O trabalho foi realizado a partir de revisão bibliográfica e ... -
Um panorama do emprego de tecnologias no ensino da rede pública municipal de Uruguaiana/RS
(2012-11-23)Entende-se que a tecnologia da informação e da comunicação, hoje, está universalmente acessível. Com a presente pesquisa pretende-se demonstrar que o educador possui conhecimento das tecnologias existentes. Mais que isso, ... -
Verificando a qualidade do software Procergs Escola: qual a visão do usuário diante desta tecnologia?
(2011-10-15)O presente artigo foi desenvolvido objetivando analisar a qualidade do software PROCERGS ESCOLA, sob a visão do usuário, nas Secretarias de cinco Escolas da rede estadual da cidade de Santana do Livramento/RS, verificando ... -
Benefícios de softwares educacionais na alfabetização de crianças
(2010-09-30)Crianças que estão em fase de construção das habilidades da leitura e escrita necessitam de uma atenção especial para o aprimoramento de seu processo de construção dos conhecimentos. O uso das Tecnologias da Informação ...