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dc.contributor.advisorCostas, Fabiane Adela Tonetto
dc.creatorFarinha, Janessa Ebling
dc.date.accessioned2022-08-31T12:08:49Z
dc.date.available2022-08-31T12:08:49Z
dc.date.issued2022-02-15
dc.date.submitted2022-02-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26024
dc.description.abstractIn Brazil, especifically in 2006, the Program Primeira Infância Melhor – PIM was created by the Government of Rio Grande do Sul. Later, in the year of 2016, inspired by PIM, the Federal Government created the Programa Criança Feliz – PCF. Both programs share the aim to promote the full development of children throughout visits and activities performed with the child and the family. This paper has the aim to analyse the effects of the Primeira Infância Melhor and Criança Feliz within the development of a child with autism. The specific aims are to highlight the work of intersectionality along with full attention as support and information on the spheres of social assistance, health and education; to describe and to analyse aspects of the development of the child during the interventions; to discuss the importance of the programs to early stimulation and identification of risk factors. This is a qualitative research made by a documental analysis. The analyzed documents originated from the programs and were filled out in before, during and after the mediation performed with the child by a visitor. The results allow us to observe a significant improvement in development, most in the socio-affective and cognitive areas, and in social relationships with the family and the visitor. Thereby, it is possible to notice the importance that the programs implementation represents in terms of the child’s full development promotion, besides the fortification of the family bond, information and rights access.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrograma Primeira Infância Melhorpor
dc.subjectPrograma Criança Felizpor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectAutismopor
dc.titleOs programas governamentais de incentivo à primeira infância e seus efeitos para uma criança com autismopor
dc.title.alternativeThe governmental programs of encouragement to early childhood and its effects in an autistic childeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEducação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoNo Brasil, em 2006, foi criado o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Posteriormente, no ano de 2016, inspirado no PIM, o Governo Federal criou o Programa Criança Feliz (PCF). Ambos os Programas têm como objetivo a promoção do Desenvolvimento Integral da criança, através de visitas domiciliares e atividades realizadas com a criança e a família. O presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos do PIM e do PCF para o desenvolvimento de uma criança com autismo e, em específico, objetiva: i) destacar a relação de intersetorialidade e atenção integral, como suporte e informação nos âmbitos da assistência social, saúde e educação; ii) descrever e analisar aspectos do desenvolvimento da criança durante as intervenções; e iii) discorrer sobre a importância dos programas para a estimulação precoce e a identificação de fatores de risco. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e realiza uma análise documental. Os documentos analisados originam-se dos programas e foram preenchidos antes, durante e depois dos acompanhamentos realizados com a criança, por meio de uma visitadora. Os resultados permitem observar uma significativa melhora, tanto nas questões de desenvolvimento, principalmente nas áreas cognitivas e socioafetivas, quanto nas relações sociais da criança com a família e com a própria visitadora. Desse modo, percebe-se a importância que a implementação desses programas representa em termos de promoção do desenvolvimento integral da criança, além do fortalecimento de vínculo familiar, acesso à informação e a direitos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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