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dc.contributor.advisorBorba, Willian Fernando de
dc.creatorAlves, Nagle Rosa
dc.date.accessioned2022-09-01T13:31:53Z
dc.date.available2022-09-01T13:31:53Z
dc.date.issued2022-08-09
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationALVES, N. R. Avaliação econômica da geração de resíduos sólidos urbanos no município de Frederico Westphalen – RS. 2022. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26044
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação). Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe generation of solid waste in Brazil has intensified every year. On the other hand, management and recovery actions for this waste do not move at the same speed. In 2020, 66.6 million tons were collected, however, only 2.10% was recycled. Most of the MSW constituent corresponds to the organic fraction, representing 45.30%, which is the most expensive part for the municipalities when it comes to collection and destination, which further reinforces the importance of implementing regionalized strategies for its reuse. Thus, this work aims to quantify the expenses that the municipality of Frederico Westphalen-RS had in 2021 with the disposal of MSW and propose scenarios for reducing the shipment of the organic fraction by 30.00% and 50.00% to the CIGRES sanitary landfill. Through these scenarios it was possible to see how the organic fraction impacts the municipal budget. In 2021, the municipality spent R$1,344,334.47 on the destination of its MSW, after applying the scenario of a 30.00% reduction in the shipment of the organic fraction, this amount reduced to R$1,161,641.71, representing 13.58% savings. In the 50.00% reduction scenario, the value showed an even more significant savings, reaching 23.00%, with R$1,039,844.77 spent on destination. In addition to the economic advantage, there is also the environmental gain with the use of composting as an environmentally appropriate destination for organic waste, in the 30.00% scenario there was a reduction of 923.54 tons of organic waste sent to the sanitary landfill and in the scenario of 50.00%, a decrease of 1539.23 tons. Both scenarios are valid and demonstrate how important the correct management of MSW is.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAterro Sanitáriopor
dc.subjectCompostagempor
dc.subjectGasto públicopor
dc.subjectResíduos sólidospor
dc.subjectLandfilleng
dc.subjectComposteng
dc.subjectPublic spendingeng
dc.subjectSolid wasteeng
dc.titleAvaliação econômica da geração de resíduos sólidos urbanos no município de Frederico Westphalen – RSpor
dc.title.alternativeEconomic evaluation of solid urban waste generation in the municipality of Frederico Westphalen - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Ambiental e Sanitáriapor
dc.description.resumoA geração de resíduos sólidos no Brasil tem se intensificado a cada ano. Em contrapartida as ações de gestão e valorização desses resíduos não andam na mesma velocidade. Em 2020 foram coletadas 66,6 milhões de toneladas, entretanto, apenas 2,10% foram recicladas. A maior parte do constituinte do RSU corresponde a fração orgânica, representando 45,30%, sendo essa a parte mais onerosa para os municípios se tratando de coleta e destinação, o que reforça ainda mais a importância da implantação de estratégias regionalizadas para seu reaproveitamento. Assim, esse trabalho teve por objetivo quantificar os valores dos gastos que o município de Frederico Westphalen-RS teve no ano de 2021 com a disposição dos RSU e propor cenários de redução no envio da fração orgânica em 30% e 50% ao aterro sanitário. Através desses cenários foi possível constatar como a fração orgânica impacta no orçamento municipal. No ano de 2021 o município gastou R$1.344.334,47 com a destinação dos seus RSU, após aplicar o cenário de redução de 30,00% no envio da fração orgânica, esse valor reduziu para R$1.161.641,71, representando 13,58% de economia. Já no cenário de 50,00% de redução, o valor apresentou uma economia ainda mais significativa, atingindo 23,00%, com R$1.039.844,77 gastos na destinação. Além da vantagem econômica, tem-se também o ganho ambiental com o uso da compostagem como destinação ambientalmente adequada para os resíduos orgânicos, no cenário de 30% houve uma redução de 923,54 toneladas de resíduo orgânico enviadas para o aterro sanitário e no cenário de 50,00%, uma diminuição de 1.539,23 toneladas. Ambos cenários se mostram válidos e demonstram como se faz importante o correto gerenciamento dos RSU.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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