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dc.contributor.advisorBuenos, Alexandre Aparecido
dc.creatorIung, Gustavo Noremberg
dc.date.accessioned2022-09-01T18:44:11Z
dc.date.available2022-09-01T18:44:11Z
dc.date.issued2022-08-22
dc.date.submitted2022-01-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26065
dc.description.abstractThe braking system is one of the most important part of a vehicle, bringing safety for the driver and the passengers. Among the components of a brake system there is the brake pads which contains friction material that is responsible for stopping the car. The importance of this component requires it to pass for a series of tests to guarantee the safety, quality, efficiency and reliability of the system. One way to test the braking system, in the industry or laboratory, is to use an inertial dynamometer, however the costs are high. Therefore, one may conclude the necessity of finding an alternative that optimizes and guarantee reliable results through the inclusion of a test procedure before the tests on the dynamometer. Thus, the aim of this work is to develop an instrumented bench for the verification of the stroke adjustment in the pneumatic braking system, to carry out tests before entering the dynamometers. Thus, the aim of this work is to develop an instrumented bench for the verification of the stroke adjustment in the pneumatic braking system, to carry out tests before entering the dynamometers. The developed bench has a static axis with two manually operated valves for air inlet and outlet, pressure data collection system and displacement of the stroke adjustment. Tests were carried out on the bench and on the dynamometer, using a non-deformable block, thus being able to validate the data acquisition system. The bench was also used to carry out several tests with friction materials of different compressibility in addition to providing learning and better understanding of the operation of a pneumatic braking system. As result, (equivalent) comparative data between the bench and the dynamometers were obtained through the tests graphs, standard deviation, coefficient of variation and hysteresis. In conclusion, a pneumatic brake test bench was obtained, which allows the adjustment of the stroke trough the data acquisition systemeng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectStrokeeng
dc.subjectTestseng
dc.subjectDynamometerseng
dc.subjectFrictioneng
dc.subjectBraking systemeng
dc.subjectEnsaiospor
dc.subjectDinamômetrospor
dc.subjectFricçãopor
dc.subjectSistema de freiopor
dc.titleDesenvolvimento de uma bancada instrumentada para a verificação do ajuste de Stroke em um sistema de freio a disco pneumáticopor
dc.title.alternativeDevelopment of an instrumented bench for verifying the Stroke adjustment in a pnaumatic disc brake systeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoO sistema de freios é uma das partes mais importantes de um veículo, trazendo segurança para o motorista e os passageiros. Dentre os componentes de um sistema de freios tem se as pastilhas ou sapatas contendo material de atrito, sendo este um dos responsáveis por cessar o movimento do veículo. Pela importância desse componente, este precisa passar por uma série de teste para garantir a segurança, qualidade, eficiência e confiabilidade do sistema. Uma maneira de ensaiar o sistema de freio, na indústria ou laboratório, é utilizando um dinamômetro inercial, porém o custo de utilização é bem elevado. Para um funcionamento correto dos freios de fricção, é preciso que ele se ajuste para compensar o desgaste de material de fricção e rotor, o que pode não ocorrer durante a realização dos ensaios, devido a algumas falhas nos componentes do sistema de freio, e/ou ineficiência no ajustador automático, desta forma, ocasionando investigação e manutenção corretiva durante o ensaio gerando prejuízo e atraso nos cronogramas. Desta forma, percebeu-se a necessidade de encontrar uma alternativa que otimizasse e garantisse resultados confiáveis, através da inclusão de um procedimento de teste pré-ensaio dos dinamômetros. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma bancada instrumentada para verificação do ajuste de Stroke, em sistemas de freios a disco pneumáticos, para realização de ensaios antes da entrada nos dinamômetros. A bancada desenvolvida possui eixo estático, com duas válvulas de acionamento manual para entrada e saída de ar, sistema de coleta de dados de pressão e deslocamento do ajuste de Stroke. Foram realizados ensaios na bancada e no dinamômetro utilizando bloco indeformável, conseguindo assim validar o sistema de aquisição de dados. A bancada foi utilizada também para a realização de ensaios com materiais de fricção de diferentes compressibilidades além de propiciar aprendizado e melhor entendimento do funcionamento de um sistema de freio pneumático. Como resultado, foram obtidos dados comparativos equivalentes entre a bancada e o dinamômetro, através dos gráficos dos ensaios, desvio padrão, coeficiente de variação e histerese. Como conclusão foi obtida uma bancada de ensaio de freios pneumáticos que permite verificar o ajuste de Stroke através do sistema de aquisição de dados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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