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dc.contributor.advisorKologeski Fraga, Cristina
dc.creatorZuliani, Franciele Pedroso
dc.date.accessioned2022-09-09T14:35:06Z
dc.date.available2022-09-09T14:35:06Z
dc.date.issued2017-12-04
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationZULIANI, F. P. A política de assistência estudantil do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos: a contribuição dos auxílios financeiros na permanência dos estudantes.2017. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26115
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis work, based on the dialectical-critical method, is the result of a research that sought to verify if the financial aid, in the form of income transfer, offered by the Federal Institute Farroupilha - Júlio de Castilhos Campus, through the National Program of (PNAES), contributed to the permanence and success of students, minimizing evasion situations. The objectives were also to identify the socioeconomic profile of the students who requested financial aid from student assistance, and to verify the percentage of permanence and avoidance among the students in question, in order to foment the debate on student assistance policy from the their social reality. The choice of the subject comes from the process of living in the compulsory internship in Social Service, carried out in the Coordination of Student Assistance (CSA) of the said Campus. And, the sample was based on retrospective data from the year 2016 of the list of students who applied for financial aid from student assistance and their respective socioeconomic registers filled in the application process. The result of the study allows to know the socioeconomic reality of this segment, drawing a profile of the students who request this type of aid, besides presenting the percentage of permanence and avoidance reaffirming the contribution of the student assistance policy in the federal educational institutions, based on social rights and citizenship, in order to minimize the consequences resulting from economic and social inequalities during the permanence of students in these institutions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAssistência Estudantilpor
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectStudent assistanceeng
dc.subjectPermanencepor
dc.subjectStudentseng
dc.titleA política de assistência estudantil do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos: a contribuição dos auxílios financeiros na permanência dos estudantespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Socialpor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso (TCC), fundamentado no método dialético crítico é resultado de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa e do tipo documental que visou verificar se os auxílios financeiros, na modalidade de transferência de renda, ofertados pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos, através do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) contribuíram para a permanência e êxito dos estudantes, minimizando situações de evasão. Também se pautou nos objetivos: identificar o perfil socioeconômico dos estudantes que solicitaram os auxílios financeiros da assistência estudantil, e verificar o percentual de permanência e evasão entre os estudantes em questão, com vistas a fomentar o debate sobre a política de assistência estudantil a partir da realidade social dos mesmos. A escolha da temática advém do processo de vivência no estágio obrigatório em Serviço Social, realizado na Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do referido Campus. E, a amostra se deu a partir de dados retrospectivos do ano de 2016 da listagem dos estudantes que concorreram aos auxílios financeiros da assistência estudantil e dos seus respectivos cadastros socioeconômicos preenchidos no processo de solicitação. O resultado do estudo oportuniza conhecer a realidade socioeconômica desse segmento, traçando um perfil dos estudantes que solicitam essa modalidade de auxílio além de apresentar o percentual de permanência e evasão reafirmando a contribuição da política de assistência estudantil nas instituições federais de ensino, pautadas nos direitos sociais e na cidadania, a fim de minimizar as consequências resultantes das desigualdades econômicas e sociais durante a permanência dos estudantes nestas instituições.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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