dc.contributor.advisor | Kologeski Fraga, Cristina | |
dc.creator | Zuliani, Franciele Pedroso | |
dc.date.accessioned | 2022-09-09T14:35:06Z | |
dc.date.available | 2022-09-09T14:35:06Z | |
dc.date.issued | 2017-12-04 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.citation | ZULIANI, F. P. A política de assistência estudantil do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos: a contribuição dos auxílios financeiros na permanência dos estudantes.2017. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26115 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This work, based on the dialectical-critical method, is the result of a research that
sought to verify if the financial aid, in the form of income transfer, offered by the
Federal Institute Farroupilha - Júlio de Castilhos Campus, through the National
Program of (PNAES), contributed to the permanence and success of students,
minimizing evasion situations. The objectives were also to identify the socioeconomic
profile of the students who requested financial aid from student assistance, and to
verify the percentage of permanence and avoidance among the students in question,
in order to foment the debate on student assistance policy from the their social
reality. The choice of the subject comes from the process of living in the compulsory
internship in Social Service, carried out in the Coordination of Student Assistance
(CSA) of the said Campus. And, the sample was based on retrospective data from
the year 2016 of the list of students who applied for financial aid from student
assistance and their respective socioeconomic registers filled in the application
process. The result of the study allows to know the socioeconomic reality of this
segment, drawing a profile of the students who request this type of aid, besides
presenting the percentage of permanence and avoidance reaffirming the contribution
of the student assistance policy in the federal educational institutions, based on
social rights and citizenship, in order to minimize the consequences resulting from
economic and social inequalities during the permanence of students in these
institutions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Assistência Estudantil | por |
dc.subject | Permanência | por |
dc.subject | Estudantes | por |
dc.subject | Student assistance | eng |
dc.subject | Permanence | por |
dc.subject | Students | eng |
dc.title | A política de assistência estudantil do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos: a contribuição dos auxílios financeiros na permanência dos estudantes | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso (TCC), fundamentado no método dialético crítico é resultado de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa e do tipo
documental que visou verificar se os auxílios financeiros, na modalidade de
transferência de renda, ofertados pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio
de Castilhos, através do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
contribuíram para a permanência e êxito dos estudantes, minimizando situações de
evasão. Também se pautou nos objetivos: identificar o perfil socioeconômico dos
estudantes que solicitaram os auxílios financeiros da assistência estudantil, e
verificar o percentual de permanência e evasão entre os estudantes em questão,
com vistas a fomentar o debate sobre a política de assistência estudantil a partir da
realidade social dos mesmos. A escolha da temática advém do processo de vivência
no estágio obrigatório em Serviço Social, realizado na Coordenação de Assistência
Estudantil (CAE) do referido Campus. E, a amostra se deu a partir de dados
retrospectivos do ano de 2016 da listagem dos estudantes que concorreram aos
auxílios financeiros da assistência estudantil e dos seus respectivos cadastros
socioeconômicos preenchidos no processo de solicitação. O resultado do estudo
oportuniza conhecer a realidade socioeconômica desse segmento, traçando um
perfil dos estudantes que solicitam essa modalidade de auxílio além de apresentar o
percentual de permanência e evasão reafirmando a contribuição da política de
assistência estudantil nas instituições federais de ensino, pautadas nos direitos
sociais e na cidadania, a fim de minimizar as consequências resultantes das
desigualdades econômicas e sociais durante a permanência dos estudantes nestas
instituições. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |