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dc.contributor.advisorMourgues Cogoy, Eliana
dc.creatorEsbick, Rosane Terezinha Brasil
dc.date.accessioned2022-09-13T14:06:10Z
dc.date.available2022-09-13T14:06:10Z
dc.date.issued2017-12-12
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationESBICK, R. T. B. O serviço social, a socieducação e a arte: a construção e o fortalecimento de processos sociais emancipatórios. 2017. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26137
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2017.por
dc.description.abstractIn times of predominance of the neoliberal ideology based on the globalized economy and the possessive individualism feeding and disseminating processes of inequalities and violation of rights in all levels and sectors of society, many challenges are put to the Social Work, that in follow-up to these dynamics and profound transformations requires strategies and new mechanisms of intervention in social reality. The main objective of this work is to approach art in general and its interlocution with the Social Work, recognizing its importance as a means of mediation in the daily activities of the Social Worker in a differentiated professional space, contributing to the construction and / or strengthening of emancipatory social processes of the people. It will also present the history of Social Service in the Brazilian context, art as an instrument of professional intervention to unveil reality with the possibility of building the critical thinking of the people promoting their autonomy and emancipation, and other limits and possibilities of the profession in this space, in the perspective and commitment according to the professional ethical-political project. The construction of this work based on the experience of compulsory curricular traineeship of the Federal University of Santa Maria (UFSM) together with the Association Orchestrating Art (AOA) was perceived as a possibility to motivate the Social Workers professionals in the search for mechanisms and instruments differentiated in the daily life of their activities, for resolution of demands that are always placed on the reaffirmation of a democratic society and with social justice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectArtepor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectJustiça Socialpor
dc.subjectSocial Workeng
dc.subjectArteng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectSocial justiceeng
dc.titleO serviço social, a socieducação e a arte: a construção e o fortalecimento de processos sociais emancipatóriospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Social.por
dc.description.resumoEm tempos de predominância da ideologia neoliberal, com base na economia globalizada e no individualismo possessivo intensificando e disseminando processos de desigualdades e violação de direitos em todos os níveis e setores da sociedade, muitos desafios são postos para o Serviço Social, que em acompanhamento a essas dinâmicas e profundas transformações, necessita de estratégias e novos mecanismos de intervenção na realidade social. Este trabalho objetiva abordar a Arte, em geral, e a sua interlocução com o Serviço Social, reconhecendo sua importância, como possibilidade de mediação no cotidiano das ações do Assistente Social em espaço profissional diferenciado, contribuindo também, para a construção e/ou fortalecimento de processos sociais emancipatórios do sujeito. Além disso, será apresentada a história do Serviço Social no contexto brasileiro; a Arte como instrumento de intervenção do profissional, que desvela a realidade, possibilita a construção do pensar crítico do sujeito e promove a autonomia e a emancipação; e demais limites e possibilidades da profissão neste espaço, na perspectiva e comprometimento, de acordo com o projeto ético-político profissional. A construção deste trabalho, a partir da experiência de estágio curricular obrigatório da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), junto à Associação Orquestrando Arte (AOA), foi percebida como possibilidade de motivar os profissionais Assistentes Sociais na busca por mecanismos e instrumentos diferenciados no cotidiano de suas atividades, a fim da resolutividade das demandas, as quais são postas sempre na reafirmação de uma sociedade democrática e com justiça social.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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