dc.contributor.advisor | Mourgues Cogoy, Eliana | |
dc.creator | Esbick, Rosane Terezinha Brasil | |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T14:06:10Z | |
dc.date.available | 2022-09-13T14:06:10Z | |
dc.date.issued | 2017-12-12 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.citation | ESBICK, R. T. B. O serviço social, a socieducação e a arte: a construção e o fortalecimento de processos sociais emancipatórios. 2017. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26137 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | In times of predominance of the neoliberal ideology based on the globalized economy and the
possessive individualism feeding and disseminating processes of inequalities and violation of
rights in all levels and sectors of society, many challenges are put to the Social Work, that in
follow-up to these dynamics and profound transformations requires strategies and new
mechanisms of intervention in social reality. The main objective of this work is to approach
art in general and its interlocution with the Social Work, recognizing its importance as a
means of mediation in the daily activities of the Social Worker in a differentiated professional
space, contributing to the construction and / or strengthening of emancipatory social processes
of the people. It will also present the history of Social Service in the Brazilian context, art as
an instrument of professional intervention to unveil reality with the possibility of building the
critical thinking of the people promoting their autonomy and emancipation, and other limits
and possibilities of the profession in this space, in the perspective and commitment according
to the professional ethical-political project. The construction of this work based on the
experience of compulsory curricular traineeship of the Federal University of Santa Maria
(UFSM) together with the Association Orchestrating Art (AOA) was perceived as a
possibility to motivate the Social Workers professionals in the search for mechanisms and
instruments differentiated in the daily life of their activities, for resolution of demands that are
always placed on the reaffirmation of a democratic society and with social justice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Serviço Social | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Emancipação | por |
dc.subject | Justiça Social | por |
dc.subject | Social Work | eng |
dc.subject | Art | eng |
dc.subject | Autonomy | eng |
dc.subject | Emancipation | eng |
dc.subject | Social justice | eng |
dc.title | O serviço social, a socieducação e a arte: a construção e o fortalecimento de processos sociais emancipatórios | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social. | por |
dc.description.resumo | Em tempos de predominância da ideologia neoliberal, com base na economia globalizada e no
individualismo possessivo intensificando e disseminando processos de desigualdades e
violação de direitos em todos os níveis e setores da sociedade, muitos desafios são postos para
o Serviço Social, que em acompanhamento a essas dinâmicas e profundas transformações,
necessita de estratégias e novos mecanismos de intervenção na realidade social. Este trabalho
objetiva abordar a Arte, em geral, e a sua interlocução com o Serviço Social, reconhecendo
sua importância, como possibilidade de mediação no cotidiano das ações do Assistente Social
em espaço profissional diferenciado, contribuindo também, para a construção e/ou
fortalecimento de processos sociais emancipatórios do sujeito. Além disso, será apresentada a
história do Serviço Social no contexto brasileiro; a Arte como instrumento de intervenção do
profissional, que desvela a realidade, possibilita a construção do pensar crítico do sujeito e
promove a autonomia e a emancipação; e demais limites e possibilidades da profissão neste
espaço, na perspectiva e comprometimento, de acordo com o projeto ético-político
profissional. A construção deste trabalho, a partir da experiência de estágio curricular
obrigatório da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), junto à Associação
Orquestrando Arte (AOA), foi percebida como possibilidade de motivar os profissionais
Assistentes Sociais na busca por mecanismos e instrumentos diferenciados no cotidiano de
suas atividades, a fim da resolutividade das demandas, as quais são postas sempre na
reafirmação de uma sociedade democrática e com justiça social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |